Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Petrobras anuncia que irá operar blocos de petróleo do pré-sal

A Petrobras informou nesta segunda-feira, por meio de um fato relevante destinado ao mercado financeiro, que será a única operadora de todos os blocos de exploração do petróleo do pré-sal.

Segundo a estatal, a decisão foi tomada a partir de estudos conduzidos pela comissão interministerial constituída para estudar e propor mudanças no marco regulatório do petróleo em águas profundas.

No comunicado, a Petrobras informa que a União poderá contratar exclusivamente a Petrobras para operar os blocos sob as novas regras do pré-sal ou realizar licitações com a livre participação de empresas.

Porém, mesmo nas áreas que vierem a ser licitadas, “será assegurada à Petrobras participação mínima de 30%, podendo ainda a companhia participar dos processos licitatórios visando aumentar sua participação nas áreas”, diz a nota.

A empresa afirma ainda que o novo regime de exploração será o de “partilha de produção”, em substituição ao atual modelo de concessões. Por esse sistema, o governo poderá contratar outras companhias, por meio de uma nova empresa estatal, para explorar o pré-sal, desde que a Petrobras seja a operadora dos blocos.

“Na expectativa de rápida aprovação desta proposta no Congresso Nacional, a Petrobras deverá iniciar prontamente os procedimentos societários necessários à aprovação da capitalização da companhia”, finaliza o comunicado.

O projeto com o modelo do marco regulatório será entregue hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP). A proposta precisará ser aprovada no Congresso Nacional antes de entrar em vigor.



Fonte: Site Diário do Grande ABC

Postado por Denilson Pereira

Ronda do Quarteirão chega a Iguatu e Itapipoca

O Ronda do Quarteirão chegou, neste fim de semana, a Iguatu e Itapipoca. O programa de Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão em Iguatu foi lançado pelo governador Cid Gomes, na sexta-feira, 28, na Praça Matriz do município. No sábado, 29, o governador lançou o Ronda em Itapipoca, Litoral Oeste do Estado, na praça da Igreja de Santo Expedito (Bairro das Flores).
Em cada município 34 novos policiais vão reforçar à segurança. Com a chegada do Ronda em Iguatu e Itapipoca, passa para 15 o número de municípios atendidos pelo Programa. Ainda este ano, o Ronda chegará às demais cidades da Região Metropolitana e nos municípios de Canindé e Quixadá.
Assim como nos municípios que já são atendidos, tanto Iguatu como Itapipoca foram divididos quatro em áreas, cada uma será vigiada 24 horas por dia. O governador também fará a entrega de quatro viaturas para cada município. (O Povo).

Por Wilson Gomes

Ciro presidente é o destaque no encontro do PSB

A candidatura do deputado federal Ciro Ferreira Gomes à Presidência da República, nas eleições do próximo ano, foi o principal assunto abordado no X Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado sábado, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza.
O congresso foi encerrado com a eleição do diretório regional e escolha da executiva que tem como presidente o governador Cid Gomes. Também foram eleitos os integrantes do conselho fiscal e do conselho de ética, cada um com três titulares e três suplentes. A executiva é composta por 11 membros, incluindo o líder da bancada na Assembleia e o diretório tem 40 membros titulares e 12 suplentes.
Representantes de vários outros partidos da base aliada ao Governo estadual prestigiaram o evento. Embora tenha defendido a candidatura do irmão dele, Ciro Gomes, à presidência da República o governador evitou falar sobre as eleições do ano que vem no Ceará. (DN).

Por Wilson Gomes

Em Russas homem mata mulher e fere outra

Um homem enciumado, armado de faca, invadiu a residência da ex-companheira para matá-la, na noite do último sábado (29), na cidade de Russas, município localizado na Região Jaguaribana, a 162 quilômetros de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o acusado é conhecido como “Dedé do Pedro”. Ele esfaqueou a ex-companheira, Maria Ivoneide dos Santos, 28, e sua mãe, Terezinha dos Santos, 48, principalmente com golpes na região lombar.
Terezinha acabou morrendo. Já a filha, socorrida ao hospital da cidade, resistiu aos ferimentos. De acordo ainda com o Comando de Policiamento do Interior, “Dedé do Pedro” encontra-se preso em Russas.
O homicídio e a lesão corporal aconteceram por volta das 20 horas, na residência de Terezinha dos Santos, no bairro Planalto da Bela Vista, na periferia de Russas.

sábado, 29 de agosto de 2009

Lula destaca papel inovador do software livre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o espírito inovador e o papel desempenhado pela comunidade de software livre na indução de inovações tecnológicas no governo. “Não somos apenas usuários de software livre, estamos desenvolvendo e compartilhando soluções que podem ser usadas e modificadas por qualquer cidadão”, destacou. Ele lembrou que essas soluções estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) que conta com mais de 50 mil usuários ativos em suas comunidades.

A declaração do presidente deu-se na abertura do 2° Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2009), na semana passada. Além do Portal do Software Público, Lula destacou outras ações em curso no Governo Federal na área de software livre. Entre elas, informou que o governo já economizou cerca de 370 milhões com software proprietário que foram investidos em recursos e conhecimento. “Se continuarmos deste jeito, o Brasil será o grande paradigma do software livre no mundo”, comemorou.


Fonte: E-mail enviado por Informes PT

Postado por Denilson Pereira

Cid assume PSB e descarta mudanças

Governador do Estado, potencial candidato - ainda não declarado - à reeleição e novo presidente estadual do PSB. Após quatro anos de filiação, Cid Gomes assume oficialmente hoje mais uma missão política: o comando da sigla que, desde 2003, estava nas mãos de Sérgio Novais, principal líder no Ceará da chamada ala histórica do partido. Apesar da substituição na cúpula, Cid garante que não haverá “mudanças profundas” no modo de conduzir o partido. “Nós vamos dar continuidade ao trabalho do Sérgio”, afirmou ontem o governador, durante a inauguração do sistema digital da TV Ceará. Contudo, não resta dúvidas de que Cid terá maior liberdade para negociar seu arco de alianças com vistas às eleições de 2010, o que não exclui um eventual acordo com o PSDB do senador Tasso Jereissati - partido de sua base aliada. (O Povo).
Por Wilson Gomes

Ceará vence e Fortaleza perde no Brasileiro

Ceará e Fortaleza entraram em campo na noite desta sexta-feira pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o Alvinegro surpreendeu o Vasco e venceu por 2 a 0, enquanto no Castelão, o Tricolor foi derrotado pela Portuguesa pelo placar de 1 a 0.
No Maracanã, o Ceará abriu o placar aos 18 minutos do segundo tempo. Jorge Henrique roubou a bola do zagueiro Vilson e tocou pra Welligton Amorim marcar na saída do goleiro Fernando Prass. O Alvinegro ampliou aos 40 minutos. Jorge Henrique fez cruzamento rasteiro pela esquerda do ataque e Mota fechou o placar. Com este resultado, o Vovô chegou aos 37 pontos na tabela, mas permanece em quarto lugar, com o mesmo número de pontos do Guarani, perdendo a posição no número de vitórias.
No Castelão, o único gol da partida foi marcado aos 19 minutos do primeiro tempo. Marco Antônio recebeu na intermediária e deu passe para Anderson Paim. O lateral invadiu a área e chutou com força, por baixo de Douglas, sem chances para o goleiro. Com a derrota, o Tricolor continua na zona de rebaixamento, com 22 pontos, em 18° lugar.

Mutirão em prol da saúde é realizada em Sobral

Na manhã de ontem, a Santa de Misericórdia de Sobral e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará-Campus de Sobral realizaram um mutirão para aplicação de toxina botulínica tipo A para ajudar 50 pacientes, entre crianças e adultos, previamente selecionados, portadores de distúrbios do movimento, como distonia, causados por paralisia cerebral, AVC, traumatismos, no tratamento contínuo. Antes do mutirão, houve aula sobre o tema com o traumatologista Nami Jereissati, especialista na aplicação da toxina botulínica em crianças, e com a neurologista Rosivalda Marinho, especialista na aplicação do medicamento em adultos.
A distonia se caracteriza pela presença de contrações musculares involuntárias em diferentes regiões do corpo, que levam a movimentos e posturas anormais. Em pacientes com este distúrbio, as atividades mais simples do dia-a-dia, como pentear os cabelos, escovar os dentes e levar um garfo à boca, podem ser comprometidas. A toxina botulínica tipo A é muito conhecido por ser um tratamento estético, mas quando aplicada diretamente nos músculos afetados, faz com que haja um relaxamento temporário da musculatura, e assim permite que o paciente se movimente com mais facilidade.
Por Wilson Gomes

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Estatuto das Famílias aprovado com alterações

José Maria Melo

Deputado mostrou-se contra a união de pessoas do mesmo sexo (Foto: José Maria Melo)

O Estatuto das Famílias foi aprovado nesta semana, na Comissão de Seguridade Social e Família, com várias mudanças feitas pelo relator, deputado José Linhares, do PP do Ceará. A principal alteração é a retirada da união estável entre pessoas do mesmo sexo que, segundo o relator, foi objeto de várias emendas contrárias. O deputado também definiu no texto que a entidade familiar é formada pela união entre o homem e a mulher.

José Linhares, que desembarcou esta tarde em Fortaleza, vindo de Brasília, disse que a sua atuação foi no sentido de preservar o que está na Constituição e no Direito Civil de que pela Constituição e pelo Direito Civil “a união, não é entre pessoas, mas entre o homem e a mulher”. Com isso, foi eliminada a união “homo afetiva”, “o que na última instância seria o casamento das lésbicas, dos gays”. O deputado José Linhares revelou que o tema é muito polêmico e recebeu 49 emendas.

O Relatório em tela é fruto de um amplo trabalho do parlamentar, que é sacerdote e buscou conciliar as diversas linhas de pensamento dos membros da Comissão, acolhendo emendas e incorporando parte dos votos em separado apresentados ao Projeto.

Acordo com a Santa Fé

José Linhares informou também que a Câmara dos Deputados aprovou o texto do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) sobre o acordo entre Brasil e Vaticano que cria o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país. Aprovou também o projeto de lei que regulamenta o direito constitucional de livre exercício de crença e cultos religiosos. "Os nossos irmãos evangélicos não queriam de maneira nenhuma a aprovação desse acordo. Ele não traz privilégios para a Igreja Católica. O texto estabelece normas, entre outros assuntos, sobre o ensino religioso, o casamento, a imunidade tributária para as entidades eclesiásticas, e o acordo deixa bem claro que não pode haver vínculo empregatício entre os religiosos e as instituições católicas, confirmando o que já existia".



Fonte: E-mail enviado por Marcelo Lopes da Ponte

Postado por Arteiro Ferreira

SDA já distribuiu 2 milhões e 700 mil mudas de cajueiro anão precoce

Desde o ínício de 2007 até agora, a SDA já distribuiu 2.700.000 mudas de cajueiro anão precoce para pequenos produtores cearenses. De acordo com o secretário Camilo Santana,isso representa um aumento de 13.235 hectares de cajueiros novos. Esses números comprovam o sucesso do Programa de Revitalização da Cajucultura. Implementado pela SDA, desde o início da atual gestão, o Programa visa fortalecer a cadeia produtiva do caju, através da distribuição de mudas de elevado potencial genético (anão precoce), que propiciem o aumento da produtividade e a renda na agricultura familiar. A revitalização também inclui a busca pelo aumento da produtividade dos pomares de cajueiros comuns, através da tecnologia de substituição
de copas de plantas improdutivas.

Atualmente, 2.000 agricultores familiares são beneficiados pelo Programa.



Fonte: Informativo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - Fortaleza .

Postado por Denilson Pereira

PROFISSIONAIS HOMENAGEADOS PELO RÓTARY

O Rótary Club Sobral, em sua reunião ordinária de ontem (27/08/09), presidida pelo empresário e presidente RC José Luiz Melo, Homenageou os Profissionais do Mês como um incentivo do Rótary aos bons profissionais: Dr. Sérgio Luiz Correia dos Santos (Psicólogo); Dr. Carlos Híldo; Gurgel Pompeu (Advogado); Olegário Neto Vasconcelos (Bancário); Maria do Socorro Franco Ripardo (Corretora); João Batista Sousa (Soldado PM), concerteza outros serão homenageados posteriormente quando escolhidos conforme os critérios (principalmente Ética e Honestidade) adotados pelo Rotery Internacional parabéns ao Rótery pela iniciativa de destacar grandes homens de nossa Sociedade Sobralense.



Por Jacinto Pereira

Quem não se adaptar à nova Polícia será afastado

“Quem não se adaptar (ao modelo do Ronda do Quarteirão) vai ser afastado”. O recado é do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Joel Costa Brasil, que acumula a função de coordenador do programa, carro-chefe do governo Cid Gomes. Segundo o secretário executivo, a Polícia Militar está em fase de transição e é natural que oficiais de alta patente fiquem assustados com o novo regime, que inclui novas escala de trabalho e conduta.
“Acredito que, a médio prazo, toda a instituição estará adaptada ao novo regime. E a sociedade ganhará com isso. O novo não é fácil, mas temos de avançar. Mesmo que tenhamos de trocar quem não for se adaptando”, ressaltou Brasil.
Para reforçar em números o novo conceito de segurança pública na Polícia Militar, o secretário executivo informou que outros três mil homens deverão ingressar por concurso no programa Ronda do Quarteirão, nos próximos anos. “As escalas de 12 (horas de trabalho) por 24 (horas de descanso) e 24 (horas de trabalho) por 48 (horas de descanso) não satisfazem no novo conceito, pois ninguém trabalha 24 horas ininterruptas”, comentou Joel Brasil.
Ontem, O POVO mostrou que um grupo de coronéis se reuniu, sem o conhecimento da SSPDS, para discutir de que forma questionarão a ausência de oficiais no Ronda do Quarteirão e a equiparação entre salários de soldados do programa e subtenentes e tenentes da Polícia Militar. (O Povo).

Por Wilson Gomes

Recursos para as cheias governo retém verba de ajuda

O deputado Fernando Hugo (PSDB) foi ontem, à tribuna da Assembléia Legislativa, cobrar do Governo Federal o repasse da verba destinada aos municípios que decretaram, no começo deste ano, estado de emergência devido as chuvas que inundaram parte do Ceará. Segundo o parlamentar, dos R$ 80 milhões prometidos pela União até agora só chegaram aos municípios R$ 40 milhões. "Os recursos que o Governo Federal propagandeia tanto chegam devagar quando não vêm", satirizou.
O parlamentar deixou claro que não culpa o Governo do Estado por essa demora na liberação das verbas para reerguer as cidades dos danos causados pelas enchentes. Fernando Hugo ponderou que nesse período pós chuvas, o Executivo estadual vem bancando a melhoria das estruturas municipais e dando o amparo necessário para as Prefeituras, até mesmo com doações por parte da Defesa Civil. (DN).

Por Wilson Gomes

Ciro confirma seu novo domicílio

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) afirmou ontem que deve anunciar sua transferência de domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo até o dia 20 de setembro. O parlamentar voltou a mencionar que seu objetivo é ser candidato a Presidente da República e não à sucessão do governador José Serra (PSDB) ao Palácio dos Bandeirantes, nas eleições de 2010.
Em entrevista no aeroporto, o parlamentar disse ainda que, apesar de ter uma visão distinta em torno da aliança PT/PMDB, Ciro colocou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tomado todos os cuidados possíveis para não se repetir a crise política do "mensalão". O socialista tachou de factóide político da oposição e da imprensa as denúncias em torno da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a suposta reunião (negada por Dilma) com a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira.
Sobre a mudança de domicílio eleitoral de Fortaleza para São Paulo, Ciro diz que deve anunciar até o dia 20 do próximo mês. "Se depender de mim serei candidato a Presidente da República. Um grupo de pessoas do PT, do PSB, que é meu partido, e pessoas ligadas ao presidente Lula pediram que eu examinasse, essa possibilidade, na medida que o sonho do presidente Lula é organizar todas as nossas forças ao redor de uma única candidatura, que acho ser uma tática errada, porque a percepção que eu tenho dos problemas do Brasil são diferentes da que resulta da coalizão entre o PT e o PMDB hoje", ressaltou. (DN).

Por Wilson Gomes

Workshop capacita artesãos autônomos em Sobral

Com um público estimado em 300 participantes encerrou, ontem, o I Workshop do Artesanato de Sobral. O evento foi destinado a artesãos autônomos e também grupos produtivos que se interessam em ter acesso aos mais novos estudos de tendências e criação de novos produtos, utilizando as diversas tipologias e artefatos que compõem o artesanato. A iniciativa do evento foi da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Sebrae, em parceria com Ceart e Associação dos Artesãos de Sobral.
Durante três dias, o Workshop do Artesanato ofereceu uma programação de palestras, debates e oficinas. A programação atendeu às necessidades atuais de profissionais, instrutores, parceiros, associações da sede e distritos de Sobral.

Conhecimentos

Além de proporcionar uma valorização e dar maior visibilidade ao artesanato sobralense, criando um diferencial competitivo e conquistando novos mercados, o evento serviu também para troca de conhecimentos, saberes e experiências sobre a produção artesanal e o negócio do artesanato; maior integração entre os profissionais do artesanato, entre as entidades parceiras e o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato na cidade e nos distritos.
De acordo com Jeová Viana, funcionário aposentado da Coelce, as oficinas foram bastante úteis. "Aprendi as técnicas que antes desconhecia. Tinha interesse em aprender algo que preenchesse o meu tempo ocioso, encontrei no artesanato".

Multiplicadores

Na opinião da artesã Francisca Helena Jerônimo Duarte, essas oficinas servem como fonte de multiplicadores. "Aqui você teve oportunidade de trocar idéias, que no futuro poderão servir como ensinamento para outras pessoas", disse Helena.
O município dispõe atualmente de uma diversidade de produtos artesanais na sede e nos distritos, confeccionados a partir da palha de carnaúba, madeira, tecelagem, barro, crochê, bordados e ainda inúmeros artefatos expostos em feiras e exposições na cidade e em outras regiões.

Por Wilson Gomes

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

“Comandantes do Ronda do Quarteirão Reúnem-se no CDL Sobral para avaliação”



Dia 27 de agosto, no CDL Sobral, os comandantes do Ronda do Quarteirão, Canindé Capitão Cavalcante, Crateús Tenente Vicente, Itapipoca Capitão Alencar e o Maj. Mendonça, disseram com toda ênfase os pros e os contras, quanto o trabalho do Ronda do Quarteirão nas referidas localidades.

Em Itapipoca, o programa do Ronda do Quarteirão ocorrerá a partir do próximo sábado (dia 29) e Crateús ainda não tem data especifica, mas por todo mês de setembro, deverá ser implantado.

Canindé já no oitavo dia do Ronda, nos adiantou o Capitão Cavalcante que a mudança no comportamento em termos de criminalidade, já se sente a diferença. As ocorrências tendem a diminuir gradativamente.

O Maj. Mendonça que coordena o Ronda na região, enfatizou bem o sucesso do Ronda do Quarteirão em Sobral, nos dois primeiros meses de existência, e falou da importância das visitas em colégios, famílias e em toda comunidade, onde a receptividade é sem dúvida de apoio ao serviço do Ronda em nossa cidade.

Foi realmente importante, o encontro dos comandantes do Ronda do Quarteirão, onde muitos pontos ficaram esclarecidos, no tocante a fiscalização desse trabalho de segurança, implantado pelo Governador do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes.




Por Lincoln Cavalcante

Justiça determina convocação de aprovados no concurso de Granja

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve nova vitória perante a Justiça do Trabalho cearense no sentido de garantir a convocação dos candidatos aprovados no concurso público para o Município de Granja (região Norte do Estado). A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7ª Região), por unanimidade, negou provimento ao recurso interposto pelo Município contra sentença proferida pelo juiz da Vara Trabalhista de Sobral, Lucivaldo Muniz, que havia determinado o afastamento de servidores contratados irregularmente e a nomeação dos aprovados no concurso.

A decisão do juiz de Sobral, que acolheu a ação de execução promovida pelo procurador do Trabalho Ricardo Araujo Cozer, condenou o Município de Granja a cumprir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado perante o MPT, no sentido de afastar os servidores temporários irregulares e nomear os concursados. O magistrado aplicou, ainda, a multa de R$ 108,9 mil prevista no TAC, a ser assumida solidariamente pelo ex-prefeito Francisco Geovane da Rocha Brito, que esteve à frente da Prefeitura até dezembro último e que firmou o compromisso com o MPT desde outubro de 2006.

Em razão do descumprimento do TAC, o procurador ingressou, ainda em setembro do ano passado, com ação de execução na Vara de Sobral contra o então prefeito de Granja. Depois de acolhida a ação pelo juiz, o Município recorreu ao TRT alegando incompetência da Justiça Trabalhista para analisar a ação e que não havia ocorrido o afastamento dos servidores contratados irregularmente e a nomeação dos aprovados em concurso público, à época, em razão da proibição de atos deste tipo pela legislação eleitoral durante os três meses que antecedem e os três que sucedem a realização de eleições municipais.

Por Wilson Gomes, com informações da Assessoria de Imprensa da PRT 7ª

Motorista formam filas em frente ao posto da Sefaz

Indignação, revolta e aborrecimento, são dramas vividos por milhares de caminhoneiros que trafegam pela BR-222 com destino a divisa do Piauí e que precisam passar pelo Posto de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na localidade de Queimadas.
Por todo dia de ontem era grande o número de motoristas que aguardava da Sefaz a liberação da carga para passar de um Estado para o outro. "Estou aqui desde o meio-dia e somente agora às 17 horas é que consegui autorização para seguir viagem", reclamou Antonio Luiz, que transportava verduras da cidade de Tianguá para São Luiz, Capital do Maranhão.
O atraso pode lhe causar prejuízos, uma vez que pretendia chegar ao destino final às 4 horas de hoje (quinta-feira). A pressa se deve ao fato de estar transportando verduras.
O drama vivido por Antonio Luiz é idêntico aos demais motoristas que circulam pelo trecho. Gaspar Lucas de Melo, que viajava de Macau (RN) com destino a cidade de Piripiri (PI) tinha outras reclamações a fazer. "Não basta as estradas ruins que temos que enfrentar e quando chegamos aqui somos obrigados a passar por um vexame desse, ter que esperar horas e horas para liberar uma nota fiscal, uma coisa que não deveria demorar nem um minuto".
A demora e a burocracia criada pelos fiscais da Sefaz no Posto de Queimadas, que fica no KM 340 da referida BR, faz com filas quilométricas de caminhões se formem nos dois sentidos da rodovias.

Por Wilson Gomes

PR reúne seus líderes em Fortaleza e Juazeiro

O Partido da República (PR) no Ceará realiza, amanhã, reuniões para receber novas filiações, em Fortaleza e Juazeiro do Norte. Tais eventos contarão com as presenças do presidente nacional da legenda, Sérgio Tamer, e o líder do PR na Câmara dos Deputados, Sandro Mabel (GO). Os encontros visam a demarcação política do partido no Estado para as eleições do próximo ano. Apesar da agremiação fazer parte da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Congresso Nacional, os republicanos, em especial, o presidente estadual do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara, e o deputado estadual Adahil Barreto, colocam-se como opositores ao Governo Cid Gomes (PSB), enquanto a deputada federal Gorete Pereira defende que o PR seja inserido na aliança do governador no próximo ano.
Na Capital cearense, o evento está marcado para as 9 horas, no auditório Murilo Aguiar, na Assembléia Legislativa. De Fortaleza, a comitiva do partido, a ser composta pelos dirigentes nacionais, Lúcio, e os quatro deputados federais da legenda (Léo Alcântara, Marcelo Teixeira, Gorete Pereira e Vicente Arruda) seguirá para Juazeiro do Norte, onde também eles participarão de solenidade de filiações ao partido.
A posição de Lúcio, contrário a uma aliança com Cid tem gerado conflitos, em especial, com a deputada Gorete Pereira. Ela deseja que o PR apoie a reeleição de Cid Gomes ao Palácio Iracema. (DN).

Por Wilson Gomes

Chuvas na região são provocadas por Ondas Leste

As chuvas que vem caindo nos últimos dias na região norte e em alguns outros municípios cearenses são influenciadas por um sistema atmosférico denominado Ondas de Leste. De acordo com Gláucia Barbieri, meteorologista da equipe da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este sistema provoca chuvas principalmente na Zona da Mata, área que se estende desde o Recôncavo Baiano até o litoral do Rio Grande do Norte.
Quando as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis às Ondas de Leste, elas também provocam chuvas no Ceará, abrangendo principalmente a faixa litorânea e a região jaguaribana. Gláucia acrescenta que o sistema é composto por ondas de chuva que se formam no oceano e atingem o território, a exemplo do que ocorreu este ano e causou chuvas bem intensas e atípicas sobre o Ceará e outros estados.
Para o Ceará, diz ela, esse fenômeno é de curta duração, devendo já a partir de agora haver uma diminuição das chuvas. A previsão para as próximas 72 horas é de céu entre nublado e parcialmente nublado. Na faixa litorânea, Baixo Jaguaribe e Cariri podem ocorrer chuvas isoladas.

Por Wilson Gomes

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CDL / 1º Encontro de Lideres Empresariais



Fonte: E-mail enviado por Daniela Costa

Postado por Jacinto Pereira

Palestra com o Professor Marins



A Associação Comercial e Industrial de Sobral convida a você, a participar de uma palestra com o Professor Marins, conferencista de renome internacional, o mais requisitado e eleito o melhor palestrante do Brasil.

Um dos profissionail de maior sucesso no mercado de palestras motivacionais do Brasil. Consultor de empresas e organizações nacionais e internacionais. Antropólogo, estudou na Austrália (Macquqrie University) e na Universidade de São Paulo (USP). O Prof. Marins é autor de 14 livros e já realizou mais de 400 Vídeos e DVD's nas áreas de marketing, vendas, motivação e gestão de pessoas e empresas.

Mais que uma palestra, um treinamento para sua vida pessoal e profissional.

O evento acontecerá no dia 10 de setembro de 2009, no Centro de Convenções de Sobral às 19h00min. Informações 3611 1245.

Pontos de Vendas: ACIS - MIL MOTOS - ELETROMIL - PRINT SERVICE - MASTER TINTAS - HECON



Fonte: E-mail enviado por ACIS Sobral

Postado por Jacinto Pereira

Primeira Dama de Cariré é Homenageada no dia do Soldado

Cel. Gilvandro, Virginia Aguiar (Primeira Dama do Cariré), Edmundo Rodrigues (Prefeito de Forquilha)

Representando O Prefeito de Cariré, Antonio Martins. A Primeira Dama da terra do arroz doce, Virginia Aguiar Martins, foi homenageada, com o “DIPLOMA” AMIGO DO BATALHÃO DA PAZ, o reconhecimento veio do Comandante do 3º BPM o Ten. - Cel. Gilvandro. Dia 25 de Agosto de 2009.


Por Arteiro Ferreira

25 de Agosto "Dia do Soldado"


Tendo início às 09:00da manhã dessa 3ª Feira, 25 de Agosto, dia considerado ao bravo Guerreiro da Paz, o "Soldado", o CMTE do 3º BPM – Sediado em Sobral, Cel. Gilvandro, Promoveu uma grande solenidade alusiva ao referido dia, onde foagaciados, com o certificado de "amigo do 3º Batalão", como também honra ao mérito, policial de destaque e policiais da reserva também homegeados.

O Cel. Gilvandro recebeu um número grande de pessoas do povo, demonstrando assim admiração da população ao comandante e autoridades.

O secretário de segurança do município, Cel. Mendonça, representando o Prefeito de Sobral, vereadores também homenageados, e seguimentos da imprensa.

Na ocasião, houve a participação do Ronda do Quarteirão desfile de viaturas e apresentação da Tropa as autoridades.

O Cel. Gilvandro usou da palavra onde agradeceu a todos e em seguida ofereceu um coquetel aos presentes.

Parabéns a todo policial militar pelo dia que lhes é consagrado.



"Soldados do 3º BPM"


A garra, a coragem, a audácia, são ingredientes, que são necessários a carreira militar. Por outro lado tudo isso, com uma dosagem de educação, e humanitarismo, formam um verdadeiro soldado.

Os nossos policiais, do 3º BPM, são realidade, heróis pela dedicação ao seu mister cuidando da segurança do nosso povo, e arriscando a própria vida.

Hoje o soldado, é sem dúvida, o anjo da guarda de um povo, onde esse povo, sente prazer em estar sempre perto. É como uma criança, que sente-se segura perto de seu pai.


Ser um soldado é simplesmente:

Ser heroi,

Ostencivo,

Leal,

Dedicado,

Amigo,

Dado e

Ordeiro.


Parabéns aos amigos "soldados": Gilvandro e todos do nosso Batalhão da Paz.


Por Lincoln Cavalcante

Sobral chora a morte de Edmilson Sousa

Faleceu na manhã desta terça-feira (25) em Fortaleza, o Senhor Edmilson Souza, pai do presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador Hermenegildo de Sousa Neto, do empresário Edmilson Filho e da arquiteta Karmilse Andrade. Era casado com a Sra. Maria do Carmo Marinho de Andrade Souza. Sr. Edmilson travou uma luta árdua em favor da vida, esteve durante mais de 30 dias ocupando um leito de UTI na nossa capital, até a hora em que DEUS decidiu por levá-lo para junto de si, em sua morada celeste, onde deve ser a morada eterna dos justos, daqueles que aqui cumpriram sua missão com honradez. Á familia, o nosso BLOG externa os nossos sentimentos de pesar.(Bené Fernandes).

Por Wilson Gomes

Miraíma recebe visita do governador Cid Gomes

O governador Cid Gomes estará hoje, na cidade de Miraíma, às 9h, para assinar a ordem de serviço para a construção do Açude Missi. O governador e comitiva se deslocarão à comunidade Conceição para ver o andamento das obras. O Açude Missi acumulará 63 milhões de metros cúbicos de água. O valor da obra custará, ao Estado, cerca de R$ 31 milhões.

POr Wilson Gomes

Produtores faz protesto e distribuição de alimentos

Agricultores de 21 perímetros públicos de irrigação em seis estados do Nordeste cobram do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) a assistência técnica à produção, suspensa desde o início do mês por falta de pagamento dos profissionais. Na manhã de ontem, cerca de 600 produtores fizeram protesto em frente à sede do órgão, na avenida Duque de Caxias, distribuindo frutas e cereais.
Eles reivindicam ainda a revitalização da gestão do Dnocs e mais recursos para a manutenção dos perímetros. O diretor geral do departamento, Elias Fernandes Neto, viajou a Brasília na tarde de ontem para negociar os recursos com o Ministério da Integração.
A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é garantida por lei a 21 perímetros em todo o País. A suspensão desse serviço, determinada pelo Dnocs por falta de recursos, motivou o protesto. Os agricultores fecharam a avenida com faixas e bandeiras, fizeram apitaço e distribuíram quatro caminhões de coco, melancia, melão, banana, milho e arroz. Boa parte vinha de Tabuleiro de Russas. (O Povo).

Por Wilson Gomes

Camocim vai ganhar mais recursos do Governo Federal

Oito municípios do Ceará devem receber mais repasses do Governo Federal ano que vem. Com o aumento da estimativa de população em 2009, Aquiraz, Camocim, Capistrano, Guaiúba, Mauriti, Nova Olinda, Pacatuba e Trairi vão ganhar quase R$ 2 milhões a mais em 2010, dinheiro garantido pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está diretamente ligado com o número de habitantes de cada cidade. Lavras da Mangabeira foi o único no Estado a perder recursos do FPM com a diminuição da estimativa da população de 2008 para 2009.

Além dele, 13 municípios cearenses tiveram queda no número de habitantes, conforme a pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a 2009. Mas só Lavras da Mangabeira pode perder recursos do FPM. (O Povo).

Por Wilson Gomes

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Conab disponibiliza instrução que altera certificação de armazéns

Os responsáveis pelas unidades armazenadoras que estão em processo de certificação devem ficar atentos às mudanças previstas na Instrução Normativa nº 12, de 8 de maio de 2009. A norma altera o anexo I da IN nº 33, que prevê os requisitos técnicos obrigatórios ou recomendados para a obtenção do documento pelos armazéns localizados em ambiente natural.

Com as alterações, todas as operações ocorridas nas unidades armazenadoras, como os processos de secagem e limpeza dos produtos, devem ter os procedimentos regulamentados. A nova regra também determina que ficam dispensados da certificação os armazéns que funcionam como pontos de transbordo, ou seja, de plataforma de transferência dos produtos de um veículo para outro.

A certificação é obrigatória para as pessoas jurídicas que prestam serviços remunerados de armazenagem de produtos a terceiros, inclusive ao governo federal, armazenando os estoques públicos.

De acordo com o coordenador do Comitê Técnico Consultivo do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, Pedro Beskow, o processo de certificação teve início em 2007 e abrange de 10 a 12 mil unidades armazenadoras em todo o Brasil, o que representa cerca de 85% da capacidade estática nacional, que é de 130 milhões de toneladas. O sistema tem o objetivo de estabelecer um novo padrão para os armazéns, quanto a equipamentos, processos e qualificação de pessoal.

A certificação é um dos mecanismos de Avaliação de Conformidade, que propicia grau de confiança aos consumidores de que um produto, serviço ou processo atende a requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos.

Importância – Para se ter uma idéia da importância desse processo, o Plano Safra 2009/10 estabeleceu que somente as unidades certificadas poderão prestar serviços remunerados de armazenamento de produtos agropecuários, emitir títulos de crédito e comercializar o que armazena. (Marcos Nogueira/Conab)



Fonte: E-mail enviado por Conab - Assessoria de Imprensa

Postado por Denilson Pereira

Reporter da Folha Homenageado pelo Comandante do 3º BPM


Lincoln Cavalcante repórter do Jornal A Folha recebendo a comenda AMIGO DO 3º BATALHÃO POLICIAL MILITAR na comemoração do dia do soldado (25/08/09).

Por Jacinto Pereira

Teles vendem PCs para incentivar banda larga

Talita Moreira e Gustavo Brigatto, de São Paulo
25/08/2009


Empresas como TIM, Vivo e Claro já oferecem notebooks e netbooks em parceria com fabricantes tradicionais de PCs

Para impulsionar a demanda por conexões de banda larga, as operadoras de telecomunicações estão se tornando vendedoras de computador. Empresas de telefonia móvel como TIM, Vivo e Claro já oferecem modelos de notebooks e netbooks (aparelhos ultraportáteis) em parceria com fabricantes tradicionais de PCs. Dessa forma, repetem a estratégia que ajudou - e muito - a expandir o mercado de celulares no país. Empresas de telefonia fixa também começam a analisar essa estratégia. A Net, operadora de TV por assinatura, banda larga e telefonia, está fazendo testes no varejo para vender computadores. A Telefônica desenha um plano com a mesma finalidade.

As operadoras de telecomunicações reúnem características que podem torná-las canais relevantes para a indústria de computadores. É o caso de sua ampla base de clientes e de distribuidores, o que lhes dá poder de barganha junto aos fabricantes. São atributos como esses que fizeram a Telmex, controladora da Embratel, transformar-se na maior vendedora de PCs do México.

Os formatos comerciais variam bastante. Há casos em que o preço do equipamento é subsidiado. Em outros, o assinante adquire o computador e ganha um desconto no serviço de acesso à internet. Entre as companhias de telefonia móvel, um dos caminhos mais procurados é vender PCs já equipados com modem para o acesso à internet por meio de suas redes de terceira geração (3G). Na Vivo, o assinante adquire um portátil da Positivo com o chip da operadora e pode navegar gratuitamente por três meses. A TIM optou pela fórmula típica do mercado de celulares: o cliente que aderir a um pacote de banda larga leva desconto de R$ 400 na compra de um netbook HP.

Hoje, há pouco mais de 11 milhões de conexões de banda larga no Brasil. Em 2012, segundo a empresa de pesquisas Yankee Group, o país terá 6,8 milhões de portáteis com modem de alguma operadora de telefonia móvel embutido.

Nos Estados Unidos, já existem casos em que o netbook sai de graça para o assinante. No Brasil, a avaliação é de que será difícil reproduzir esse cenário no curto prazo. Uma das razões é que as operadoras só podem firmar contratos de até 12 meses com seus assinantes. É a metade do prazo permitido para as teles americanas, o que torna mais longo o retorno desse subsídio.



Fonte: Site Valor ONLINE

Postado por Denilson Pereira

Deputados definem o nome do relator da comissão do PAC

Os membros da Comissão Especial destinada a avaliar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), formada na Assembleia Legislativa, devem se reunir nesta terça-feira, segundo informa o líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT). Será a primeira reunião em que ficarão definidos os nomes do relator e presidente do colegiado. Porém Nelson Martins adianta que a relatoria deverá ficar com o líder do bloco PMDB-PT-PSB, deputado Welington Landim (PSB).
A primeira reunião estava prevista para acontecer na quinta-feira passada, dia 20, mas devido a visita do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) ao Estado, os dois deputados tucanos que fazem parte da Comissão, João Jaime e Tomás Figueiredo não puderam comparecer, segundo o líder.
"Foi cotado o nome do deputado Welington Landim para ser o relator. Já em relação à presidência, temos que conversar com o PSDB e com o presidente Domingos Filho que está na coordenação dessas decisões", pontuou. (DN).


Por Wilson Gomes

PEC dos jornalista é analisada em audiência na UFC

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/2009, que restabelece a obrigatoriedade do diploma em curso superior de jornalismo para o exercício da profissão, foi apresentada, ontem pela manhã, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em audiência pública.

O autor da PEC, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o relator da matéria, Inácio Arruda (PCdoB-CE), a diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Valci Zuculoto, a presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Ivonete Maia, e a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Débora Lima, discutiram a proposta que já se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
Com a aprovação da PEC, a seguinte redação será acrescentada à Constituição: "O exercício da profissão do jornalista é privativo de portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação, nos termos da lei". A previsão é de que, no prazo de 20 dias, a PEC seja votada no plenário. São necessários 3/5 dos votos dos senadores para a aprovação da matéria. Posteriormente, enviada à Camara dos Deputados, onde passa por nova votação, até chegar ao presidente da República para que seja sancionada.
Com amparo na constituição, o jornalista, que desempenha um trabalho de extrema função social terá sua profissão reconhecida e valorizada", destacou o senador Carlos Valadares. (DN).

Por Wilson Gomes

UTIs em construção na Zona Norte

Em Sobral a implantação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) é uma demanda antiga e já virou caso de justiça. Há exatamente dois anos, o Ministério Público Federal, por intermédio do procurador da República Ricardo Magalhães de Mendonça, e o Ministério Público Estadual, por meio do promotor André Araújo Barbosa, ingressaram com ação civil pública contra a União o Estado do Ceará e o município de Sobral, para a implantação de 30 novos leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia deste município, e que, só agora, está sendo atendida por convênio entre Santa Casa, Governo do Estado e Ministério da Saúde. A ação civil requereu a implantação de 30 leitos de UTI, 10 para adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais. "Acredito que como dependia de projetos para o cumprimento da decisão judicial, os prazos foram cumpridos", adiantou Regina Carvalho, diretora de Ensino e Pesquisa da Santa Casa.
O Ministério Público classificou a situação como a mais dramática quando se observa que não existe nenhum leito de UTI pediátrica e nenhum leito de UTI neonatal. Em relatórios integrantes do procedimento que deu origem à ação civil, há números referentes à maio de 2007, quando houve nove natimortos que aportaram na Santa Casa e sete recém-nascidos que faleceram após internação. Foram 16 mortos naquele mês, apenas de recém-nascidos que chegaram à Santa Casa. O promotor André Barbosa dizia que "a Santa Casa de Sobral tem uma maternidade de alto risco, sendo que deveria ter leitos de UTI neonatal para atender casos de crianças com complicações ou prematuras".
Hoje, passado mais de dois anos, a Santa Casa iniciou a construção das UTIs Neonatal e Pediátrica. A obra, num investimento de cerca de R$ 3,13 milhões, está em construção. Deve ficar pronta em dezembro. "O prazo dado pela construtora é de que a estrutura física da obra estará pronta no fim do ano. Só após esta fase é que será aberta a licitação para compra dos equipamentos", disse Regina.
As UTIs da Santa Casa são fruto do convênio firmado entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e a Santa Casa. As UTIs, com 10 leitos cada uma, deverão atender a grande demanda existente no município. Os novos leitos devem atender toda a macrorregião, que abrange 61 municípios, com aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. Para padre Edmilson Eugênio, diretor geral da instituição, a redução da mortalidade infantil e materna dependem, além de um bom pré-natal, de instrumentos e equipamentos especializados em neonatologia, que podem ser consolidados com a implantação das unidades de UTIs na Santa Casa.

Por Wilson Gomes

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

27 de Agosto, o Dia da Mentira


O Primeiro de Abril agora tem concorrência. Desde 2003, a história se repete: em Agosto começam a circular emails que começam mais ou menos assim:

“O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de Agosto de …”

Afinal, o que aconteceu no dia 27 de Agosto? O que vai acontecer este ano?

Na época de sua aproximação máxima da Terra, Marte costuma ficar a 70 milhões de km do nosso planeta. Porém, em 2003, aconteceu a maior aproximação em um intervalo de 59 mil anos. Nessa ocasião, o fatídico 27 de Agosto de 2003, Marte chegou a “apenas” 55,76 milhões de km de nós. E nem assim ficou do tamanho da Lua.

É uma questão de matemática elementar: o tamanho angular de um objeto é dado pela razão do seu diâmetro e sua distância. Portanto, para que Marte (diâmetro de 6792 km) parecesse ter o mesmo tamanho angular da Lua (diâmetro de 3475 km e distância de 385000km), teria que se aproximar até cerca de 735 mil km da Terra, ou seja, um pouco menos de 2 vezes a distância daqui à Lua. Mesmo se isso fosse possível, as pertubações gravitacionais decorrentes dessa aproximação provocariam um caos no Sistema Solar interno.

A figura abaixo mostra uma comparação do tamanho aparente da Lua e Marte, na ocasião da máxima aproximação. O diâmetro aparente da Lua é cerca de 75 vezes maior que o de Marte.

Por razões desconhecidas, os emails anunciando a máxima aproximação do planeta vermelho continuam a circular todo mês de Agosto, ano após ano. Há uma maneira muito simples de demonstrar a incoerência dessas mensagens: basta verificar que no dia 27 de Agosto de 2009, a Lua não estará cheia, e sim na fase crescente. Ademais, Marte atualmente está bastante distante da Terra, a cerca de 245 milhões de km, e visível somente antes do amanhecer

A próxima oposição de Marte acontecerá dentro de alguns meses, no final de Janeiro de 2010. No dia 27/1/2010 o planeta estará a cerca de 100 milhões de km de nós. A próxima grande aproximação será em 31 de Julho de 2018, quando Marte chegará a 57 milhões de km daqui. E provavelmente, os emails de Marte do tamanho da Lua continuarão a entupir as caixas postais em Agosto ..



Fonte: Blog ufSCar

Postado por Denilson Pereira

Nota do Movimento PT

O Movimento PT Ceará reunidos em 22 de Agosto de 2009, Resolve:

1 – Reafirmar o compromisso e construir em sintonia com a direção Nacional do PT a vitória de Dilma Presidente em aliança com os partidos da base do Governo Lula.

2 – Sugerir o nome do deputado federal José Airton Cirilo, como pré-candidato a Presidente Estadual do PT.

3 – Continuar o diálogo com todas as forças políticas internas do PT e construir a unidade interna e externa partidária no PED 2009.

4 - Reconhecer o grande trabalho realizado pela atual Executiva Estadual nestes 18 meses de gestão, sob a liderança do Presidente Ilário Marques.

5 – Apoiar a candidatura de Geraldo Magela a presidente Nacional do PT.

6 – Eleger 2 senadores, sendo um do PT e outro do PMDB e manter o vice- governador como indicativo.

7- Delegar ao deputado Jose Airton e a Coordenação do MPT as articulações e diálogos para construir a unidade do PT. Movimento PT para todos!



Fonte: E-mail enviado por Claudia Vidal

Postado por Jacinto Pereira

Icasa empata em 1 a 1 com o Asa

As duas partidas de ida da semifinal da Série C aconteceram neste domingo. ASA (AL) e Icasa (CE) ficaram no empate em 1 a 1 em Alagoas. Quem vencer na partida de volta se classifica. Outro empate por 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O Icasa passa com o 0 a 0 e o ASA se empatar por qualquer outro número de gols.
Já o Guaratinguetá venceu o América-MG por 2 a 1, em São Paulo. Com esse resultado, o time paulista passa a depender de um empate para garantir sua vaga na final. Já o Coelho só avança se conseguir uma vitória.
As partidas de volta acontecem no próximo domingo.(Lancepress).

Por Wilson Gomes

Luizianne lança Pimentel ao Senado

Pela primeira vez na história do PT cearense, não haverá disputa pela presidência da sigla. Ontem à tarde, o partido lançou a candidatura única da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para o topo de seu diretório estadual.
A definição deu-se após desistência do atual presidente da legenda e até então candidato à reeleição, Ilário Marques – que, sem apoio suficiente, foi convencido a abandonar a disputa. O outro postulante ao cargo, deputado federal José Airton Cirilo, também abriu mão do posto.
Já adiantando o discurso de líder oficial, Luizianne citou um de seus principais desafios no cargo: eleger, ao Senado, o ministro da Previdência Social, José Pimentel (PT). “Em 2010, o PT não vai pra brincar. Vai eleger os dois senadores da coligação: Eunício Oliveira (PMDB) e Pimentel”, bradou.
O nome do petista é visto com simpatia por vários outros setores do partido - inclusive por Ilário e pelo vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro.
A princípio, a candidatura de Luizianne representa importante vitória para o governador do Estado, Cid Gomes (PSB). Sem Ilário no páreo, morre dentro do PT um dos poucos focos de resistência à gestão cidista – consolidando-se, assim, a provável aliança PT-PSB em 2010.
Em contraponto, os esforços do PT na eleição de Pimentel ao Senado poderão barrar qualquer aproximação entre Cid e o senador Tasso Jereissati (PSDB) – cujo partido também estuda parceria com o Governo no pleito do ano que vem. (O Povo).

Por Wilson Gomes

Um mistério na MPB: o que terá acontecido com Belchior

Um mistério na MPB: o que terá acontecido com Belchior, compositor e intérprete que estourou nos anos 70, foi gravado por grandes nomes como Roberto Carlos e Elis Regina e nunca deixou de receber convites para shows em todo o Brasil? A única coisa que se sabe é que ele sumiu do mapa.

“Tem gente que diz que ele está na Holanda, tem gente que diz que ele está em São Paulo”, conta o fã Luiz do Monte. “Eu procurei alguns empresários que eu sei que trabalhavam com ele. Eles disseram que nunca mais fizeram show com ele, porque não o encontram”, diz o ex-sócio e parceiro Jorge Mello.

Ao todo, são 35 anos de carreira, cerca de 50 discos lançados e uma intensa agenda de shows. Uma obra que é tema até de estudos acadêmicos. “Em 287 páginas, eu analiso toda a obra do Belchior”, afirma a professora Josy Teixeira, da Universidade Estadual do Ceará.

Canções que ele criou viraram clássicos, gravados por nomes como Roberto Carlos e Elis Regina e também pelas novas gerações, como Los Hermanos. “As músicas dele era bem avançadas. Nós é que estávamos atrasados, e ele tava sempre na frente”, ressalta o produtor Antônio Mendes Foguete.

De repente, amigos, parceiros e a família perguntam: onde está Belchior? “Para família, ele está sumido desde 2007, há dois anos”, afirma Leonardo Scatolini, advogado da ex-mulher de Belchior.
O Fantástico, então, começou a procurar o compositor sumido. A primeira tentativa foi o também compositor Renato Texeira. Ele afirma que não tem notícias de Belchior e acha estranho o sumiço.

O produtor que quer agendar shows para Belchior também não tem pistas. “Não existe notícia. Diariamente, eu ligo atrás dele”, conta Georges Jean.

O Fantástico procurou Belchior por telefone, sem sucesso. Os números mudaram.



A dúvida que todo mundo tem: Belchior vai voltar? “Eu quero acreditar que nós vamos ter uma surpresa muito em breve.”

“Acho que é o que todo mundo está querendo”, comenta Josy Teixeira.

(Matéria completa no G1 e na página do Fantástico). Por Wilson Gomes.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Saneamento beneficia Centro de Sobral


Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental do Município deu início a uma nova etapa de saneamento, desta vez, para beneficiar ruas e avenidas do Centro da Cidade. O projeto contempla serviços de ligações intradomiciliares, ligações prediais, rede coletora, estações elevatórias, rede de recalque e estações de tratamento de esgoto.

Para que a benfeitoria seja completa, explica o secretário Osmani Parente, é necessário que os moradores e comerciantes das áreas em operação não liguem seu esgoto na tubulação da rede antes do final das obras, a fim de evitar o entupimento da rede e que o esgoto volte para dentro da casa.

Sobral avança no Saneamento Básico, inserindo-se no rol dos municípios mais saneados do Brasil, com cerca de 70 da área urbana saneada. Este grande feito respalda a Gestão do prefeito Leônidas Cristino, interferindo de maneira direta na elevação dos índices qualitativos, notadamente no aspecto da saúde, confirmando Sobral entre os municípios com menor índice de mortalidade infantil do País.


Fonte: E-mail enviado por

Postado por Jacinto Pereira

Prefeito apresenta Conjunto Padre José Linhares Ponte


Nesta sexta-feira, 21, o prefeito Leônidas Cristino, acompanhado de secretários e assessores, visitará o complexo urbanístico Parque Mucambinho, a maior obra da história deste Município, aonde estão sendo investidos mais de R$ 28 milhões. O objetivo da visita é, segundo o prefeito, dar ciência à população sobralense e, em especial os formadores de opinião, do desenvolvimento da obra.

Na oportunidade o prefeito apresentará o Conjunto Padre José Linhares Ponte, composto de moradias dignas, construídas junto à comunidade dos Sem-Terra, dentro do Projeto de Moradia da Gestão, substituindo casas de taipa por casas de alvenaria.

O Parque Mucambinho chama a atenção de todos por suas proporções gigantescas, atingindo cinco bairros da cidade com avenidas, praças, saneamento, pavimentação, equipamentos esportivos e áreas verdes. Este é o projeto marcante da atual gestão, uma vez que concorre com a melhoria do tráfego de veículos, integra as comunidades e propicia melhores condições de moradia.Participarão da visita com o prefeito e sua equipe, a imprensa, os clubes de serviços, entidades de classe, representantes da indústria e do comércio, engenheiros, arquitetos, construtores em geral, empresários e demais interessados em conhecer o maior projeto já realizado nesta região.


Fonte: E-mail enviado por

Postado por Jacinto Pereira

Projeto Biblioteca na Praça: Inclusão pela Leitura


Com o intuito de tornar ainda mais público acesso dos sobralenses a leitura, a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa lançará, em setembro, o Projeto Biblioteca na Praça: Inclusão pela Leitura, levando parte do seu acervo às praças da cidade, estimulando milhares de visitantes ao hábito da leitura.

A iniciativa da coordenadora da BMLC, Ana Linhares, se constitui uma dinâmica inovadora, de caráter descentralizador, cujo benefício maior é ir ao encontro do povo em suas comunidades, mostrando a diversidade bibliográfica e o quão é interessante conhecer o mundo maravilhoso que a leitura oferece.

O Projeto visa ainda a integração das comunidades, uma vez que cede espaços para que os moradores possam aproveitar o ensejo da exposição itinerante e apresentar suas produções, tais como peças de artesanato e iguarias da gastronomia local. Para maiores informações, ligar para a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa: 3611.2537.


Fonte: E-mail enviado por

Postado por Jacinto Pereira

II Etapa do Circuito Brasileiro de Skate Profissional - Modalidade Street


Sobral volta a chamar a atenção de todo o País, sediando a II Etapa do Circuito Brasileiro de Skate Profissional - Modalidade Street. A prática profissional do esporte motivou a inclusão de amadores, nas categorias mirim, feminino e iniciante, que participarão da I Copa Sobralense de Skate, com abertura marcada para a próxima sexta-feira, 21. A Copa acontecerá paralela ao circuito, que este ano contará com a participação de 80 dos melhores skatistas do Brasil, que farão suas disputas na Quadra de Skate do Parque da Cidade, nos dias 22 e 23 deste mês.

O que fez Sobral ser escolhida como sede da II Etapa do Circuito Brasileiro de Skate Profissional, na modalidade Street, é a existência de um moderno equipamento, construído dentro dos padrões oficiais, o que comprova o compromisso da Gestão Municipal com o esporte, a partir da formação de atletas até à projeção da Cidade em nível nacional.



Fonte: E-mail enviado por


Postado por Jacinto Pereira

Circuito Brasileiro de Skate será aberto hoje

Será aberta, hoje, na Pista Pública de Skate do Parque da Cidade, a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional. A competição faz parte da programação dos Jogos de Ação, que está na sua 6ª edição, contando com uma das etapas do Brasileiro Profissional. Para a abertura do Campeonato Sobralense e Cearense Amador de Skate, a disputa será nas categorias Iniciante, Mirim e Feminino, antecedendo o evento principal. Conforme regulamento, os dez primeiros colocados da 1ª Etapa do Brasileiro Profissional, realizada em janeiro em Madre de Deus (Bahia), estarão classificados direto para a semifinal. Em setembro, Sobral sediará mais uma etapa dos Campeonatos Cearense e Brasileiro de Bicicross.

O evento já é um dos mais tradicionais do calendário nacional e atrai skatistas e simpatizantes de todo Norte e Nordeste e profissionais da modalidade street de todo Brasil, que vão até o Ceará em busca de pontos no Ranking Brasileiro e da premiação de R$ 30 mil em dinheiro, que serão oferecidos na prova principal.

Por Wilson Gomes

Conselheiros do TCM apreciaram poucos processos

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou, ontem, apenas 47 processos de um total de 219 que constavam da pauta dos trabalhos. O principal motivo da pequena quantidade de contas apreciadas foi a ausência de três conselheiros. De 15 prestações de contas de Governo apenas um parecer foi votado, sendo a decisão favorável a aprovação das contas de José Sérgio Pinheiro Diógenes, na Prefeitura de Jaguaribe, no exercício de 2006.

A continuidade do julgamento das contas da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, no exercício de 2005, como já era esperado, ficou para a próxima semana. Mesmo assim, o advogado da prefeita, Wilson Vicentino, e o procurador geral do município, Martônio Mont´Alverne marcaram presença no plenário do Tribunal. O procurador deixou a sala de sessões logo que o relator o informou que o processo não seria julgado ontem por falta de tempo para analisar a quantidade de documentos apresentados.

As contas do primeiro ano da prefeita Luizianne Lins tem como relator o conselheiro Manoel Veras e na penúltima sessão da Corte deixou de ser votada pelo fato de o conselheiro Luiz Sérgio, que havia pedido vistas do processo, levantar alguns questionamentos. (DN).

Por Wilson Gomes


Aécio Neves afirma que PT deve explicações

Apesar de reconhecer avanços sociais no Governo Lula e reiterar, caso seja escolhido como candidato do PSDB à presidência da república, a construção de uma agenda pós- lulista ao País, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, afirmou ontem à tarde, em Horizonte, que o PT precisa explicar aos seus eleitores os motivos para condutas contrárias ao discurso da ética, ao ser questionado sobre a crise no Senado Federal.

Aécio participou da 5a edição do "Ceará em debate", evento que o PSDB cearense vem realizando nos municípios do Estado, a fim de demarcar sua posição política para as eleições de 2010. O tucano disse ainda que, independentemente das "circunstâncias eleitorais", ele e o deputado federal Ciro Gomes (PSB), com quem se encontrou no Palácio Iracema no início da tarde de ontem, estarão juntos na construção de um novo projeto político para o País. (DN).

Por Wilson Gomes

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Falso policial é preso tentando furtar motocilceta

Edson Santos de Sousa, 34, foi abordado por vigilantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Campus do Pici. Ontem, às 13h30 ele tentou furtar uma motocicleta no Centro de Tecnologia da Universidade. Os vigilantes desconfiaram da ação e chamaram a Polícia. De acordo com Eufrázio Oliveira, um dos vigilantes da UFC, o acusado disse que era membro da Polícia Civil e que tinha se enganado ao pegar a moto. Ele seguiu com a moto até o Departamento de Química, cerca de 300 metros de distância do Centro de Tecnologia. (OEstado)

Por Wilson Gomes

Defensoria Pública em Sobral ganha agilidade

Os serviços de atendimento da Defensoria Pública em Sobral ganharam mais agilidade depois do aumento de um para seis defensores e a aquisição de uma unidade móvel equipada com ar-condicionado, computador, impressora e Internet. O material será para atender as comunidades, oferecendo orientação na área de família, com questões sobre separação, alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento e união estável e na área cível, que são os direitos relativos a imóveis como o usucapião.

Por Wilson Gomes

Comissão do PAC formada por deputados visitará o interior

Após cinco meses de espera, a Assembleia Legislativa instalou, ontem, a Comissão Especial destinada a avaliar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) previstas para o Ceará. Há duas semanas, os deputados discutem a composição do colegiado e somente durante a sessão de ontem, depois de o PSDB indicar os dois nomes que faltavam, a instância pode ser oficializada pelo presidente Domingos Filho (PMDB).

Irão compor a Comissão os seguintes deputados: Nelson Martins (PT), Rachel Marques (PT), Dedé Teixeira (PT), Welington Landim (PSB), Tomás Figueiredo (PSDB), João Jaime (PSDB), Augustinho Moreira (PV), Adahil Barreto (PR), Heitor Férrer (PDT) e Guaracy Aguiar (PMDB). (DN).

Por Wilson Gomes

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Campeonato Cearense 2010: Séries A e B acontecerão paralelamente

Em função do acesso da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa para o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2010, a Federação Cearense de Futebol, através do Presidente eleito, Dr. Mauro Carmélio, anunciou mudanças no calendário do futebol cearense para a próxima temporada.
O Campeonato Cearense em suas duas principais divisões - Primeira e Segunda - serão disputadas no mesmo período, entre janeiro e início de maio de 2010.
A equipe de transição da FCF aguarda a publicação oficial do calendário de competições da CBF - Confederação Brasileira de Futebol - para adequar as datas ao calendário local.
O Presidente eleito, Dr. Mauro Carmélio, mesmo sem a definição oficial do calendário, já determinou que a Segunda Divisão do Estadual tenha o início adiantado para não prejudicar o Icasa, que disputará a competição nos primeiros meses do ano e a Série B do Campeonato Brasileiro a partir do mês de maio. (Fonte: FCF).

Por Wilson Gomes

Governo do Estado anuncia a criação dos 21 Consórcios Públicos em Saúde Pública

O Governo do Estado planeja concluir no dia 4 de setembro a assinatura de protocolos de intenções para a criação dos 21 Consórcios Públicos em Saúde Pública que serão responsáveis pela gestão das policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) nas 21 microrregiões de saúde no Ceará. A Secretaria da Saúde do Estado formalizou a criação de consórcios em 16 microrregiões e ainda firmará os protocolos de intenções com os municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES de Maracanaú) no dia 24 deste mês, da 1ª CRES (Cascavel), no dia 28, da 14ª CRES (Tauá) e da 16ª CRES (Camocim), no dia 3 de setembro, e, no dia 4 de setembro, da 17ª CRES (Icó).
Na microrregião de Tianguá, a primeira a firmar o Protocolo de Intenções, o processo de implantação dos consórcios está avançado. A Secretaria da Saúde e os gestores de todos os municípios da CRES começaram a elaborar em julho o Estatuto e os contratos de Programa e Rateio do Consórcio Regional de Saúde. Lá, a lei que ratifica o Protocolo de Intenções assinado em fevereiro pelos prefeitos e o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, já foi aprovada pelas câmaras municipais dos municípios da microrregião. Até dezembro, esse processo deve ser concluído nas outras 21 microrregiões. A Assembléia Legislativa do Estado também ratificará os protocolo de intenções, com aprovação de projetos de lei que serão encaminhado pelo Governo do Estado. (Jangadeiro).

Por Wilson Gomes

Em Fortaleza vereadores faltam e sessão é suspensa

Em plena terça-feira, primeiro dia de sessão da semana na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), nada de expediente. Faltou vereador para o quorum exigido pelo Regimento Interno da Casa ser alcançado. Por conta disso, os debates de ontem no Legislativo Municipal foram cancelados. Em suma: um dia a menos de atividades sem que haja qualquer tipo de punição para os faltosos.

O placar de presenças sequer foi acionado para expor quem estava na Casa e quem ainda não havia chegado. Essa é uma prática de praxe na abertura das sessões ordinárias. Porém, pela ata do dia, apenas 12 parlamentares compareceram até as 9h 30, momento em que o vereador José do Carmo (PSL) anunciou a transferência dos pronunciamentos e votações para a sessão de hoje. Qualquer pronunciamento em plenário só pode acontecer com pelo menos 14 vereadores assistindo-os.
Cinco minutos após o término, vários parlamentares chegaram às bancadas, mas foram comunicados do cancelamento. E não gostaram nada da notícia. Um deles foi João Alfredo (PSol), que reclamou do rigor excessivo do presidente em exercício. “Se ele tivesse esperado mais dois minutos, talvez tínhamos superado o quorum. Quando cheguei aqui, tinham quase 20”, afirmou o socialista. (O Estado).

Por Wilson Gomes

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Recuperação da CE-085 / Acaraú – Jijoca de Jericoacoara

A CE – 85, que liga a Cidade de Acaraú ao Município de Jijoca de Jericoacoara, passando por Cruz, cruzando o Rio Acaraú, sobre duas pontes, está com o trânsito liberado. Os buracos que existiam no asfalto foram reparados, o mato das laterais foi roçado e recuperado parte do aterro que tinha sido levado pelas águas, no trecho entre Cruz e Acaraú. Durante o período em que este trecho ficou intransitável, quem estava em Cruz e pretendia ir até ao Acaraú, cidades que se separam por 10 km, tinha que fazer um percurso de 60 km, passando por Bela Cruz, Marco e Triângulo do Marco.



Fonte: E-mail enviado por Antonio dos Santos de Oliveira Lima

Postado por Jacinto Pereira

Uma caçamba na Rua Floriano Peixoto


Se fosse o seu carro estacionado no lugar da caçamba, será que a guarda municipal deixaria de multar?



Por Jacinto Pereira

Pesquisa demonstra que popularidade de Lula segue inabalável


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém sua popularidade em alta, apesar da crise política protagonizada pelo Senado, informou pesquisa publicada pelo jornal Folha de S. Paulo do último domingo. Segundo o instituto Datafolha, para 67 % dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom, variação dentro da margem de erro na comparação com a última pesquisa, feita em maio, quando Lula atingiu 69 % de aprovação. O governo do petista é regular na avaliação de 25 % dos brasileiros, ante 24 % na última pesquisa.

A pesquisa, na avaliação de parlamentares da bancada petista na Câmara, demonstra a maturidade da população brasileira, que reconhece que a crise política do Senado é uma questão alheia à vontade do governo. “Definitivamente, a tática da oposição de ataque ao presidente Lula e a seu governo não está surtindo efeitos. Na verdade, eles (a oposição) apostaram que a crise financeira mundial e a crise política do Senado derrubaria a popularidade do presidente Lula, mas isso não aconteceu em função da maturidade da população brasileira”, afirmou o deputado José Genoino (PT-SP).

Reforma política – Na avaliação do parlamentar, as questões referentes à crise do Senado, mais uma vez evidenciam a necessidade de uma ampla reforma no sistema político brasileiro. “A população entende que o que está em jogo é a disputa pelo poder no Senado. Enquanto não fizermos uma reforma política profunda, teremos que conviver com escândalos midiáticos envolvendo o Congresso”, explicou.

Para o deputado Fernando Nascimento (PT-PE), a imunidade na avaliação do presidente Lula se deve especialmente ao reconhecimento por parte da população dos avanços alcançados pelo governo petista. “Todos os investimentos do governo Lula, especialmente do PAC, têm provocado uma profunda mudança na vida do trabalhador e do empresariado brasileiro. Todos estão ganhando. A oposição precisa entender que não seria uma simples defesa ao presidente do Senado, visando a governabilidade, que abalaria a popularidade do presidente Lula”, afirmou.

Lula está a apenas três pontos percentuais de seu próprio recorde, de 70%, alcançado em novembro do ano passado. Foi o melhor resultado atingido por um presidente brasileiro desde que o Datafolha iniciou a pesquisa, em 1990.



Fonte: E-mail enviado por

Postado por Denilson Pereira

De Olho na Notícia

O radialista Assis Nascimento, rebateu em seu programa De Olho na Notícia, as críticas feitas por alguns dos vereadores da Câmara de Sobral. Segundo o comentário do radialista há vereadores chateados pelo fato de alguns profissionais não está divulgando "as brigas" que acontecem dentro do parlamento. "Não estou aqui para divulgar brigas nem denúncias que vocês fazem com a adminstração municipal e com presidente da Câmara". Disse "o polêmico" deixando bem claro que quem para o horário da rádio é ele, o polêmico.

Por Wilson Gomes

Sobe para 60 número de pessoas com gripe suína

A pandemia da gripe suína continua avançando no Ceará após as férias de julho. O número de casos confirmados da doença, transmitida pelo vírus H1N1, subiu para 60. Ontem, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou cinco novas confirmações em Fortaleza, elevando para 56 o total de pessoas com Influenza A na Capital cearense. Quixadá mantém os quatro casos e, continua sendo, até o momento, o único município no Interior com confirmações da doença.

Dos cinco casos confirmados ontem, “quatro pacientes são adultos jovens, na faixa dos 20 anos, e um caso é de uma paciente com 49 anos de idade”, afirmou o chefe da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Lima. (DN).


Por Wilson Gomes

Greve em Tianguá completa 15 dias

Os funcionários públicos da área de saúde de Tianguá continuam de greve, que já dura 15 dias. Ontem, líderes do movimento estiveram na Procuradoria Regional do Trabalho de Sobral para apresentar documentos que tornam a greve legal e solicitar investigação nos contratos de novos funcionários.

Hoje deverá acontecer uma audiência pública na Câmara dos Vereadores. Entre as reivindicações apresentadas, reajuste em 40% nos vencimentos dos dentistas contratados pelo município, além do aumento de 100% para os motoristas da área de saúde.

O secretário de administração, Lindomar Sousa Nunes, informou que o município está negociando com os grevistas inclusive com proposta de aumento salário incorporando ao salário base uma gratificação de R$ 600, mais reajuste de 6%. "Nós não podemos dar um reajuste de 100%, como eles estão reivindicando, devido e Lei de Responsabilidade Fiscal. Se dermos um aumento desse para a saúde seremos obrigados a dar para as demais secretarias".

Por Wilson Gomes

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SPLAM Promoverá o Cadastramento de Idosos e Deficientes Físicos para Concessão de Passe Livre

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Coordenadoria de Serviços e Equipamentos Urbanos da SPLAM iniciará, nesta semana, o cadastramento de deficientes físicos e idosos com idade igual ou superior a 65 anos para concessão do benefício do passe livre.

O cadastramento será realizado na Casa do Cidadão "Dr. José Gerardo Frota Parente", localizada na Rua Cel. José Sabóia, 531, Centro, mediante a apresentação dos seguintes documentos, para o idoso: RG, CPF, 2 fotos 3x4, comprovante de residência e comprovante de renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos; para deficientes físicos: RG, CPF, 2 fotos 3x4, comprovante de residência e Atestado (laudo) da Equipe Multiprofissional do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovando a deficiência ou incapacidade do interessado.

De acordo com Zé Prado, Coordenador de Serviços e Equipamentos Urbanos da SPLAMo passe livre só será válido em serviço convencional das empresas de transporte coletivo municipal e distrital de passageiros nas modalidades ônibus, microônibus, topics e vans, que operam no território de Sobral.

A concessão do benefício demonstra a preocupação da Prefeitura de Sobral com os menos favorecidos, trazendo mais respeito e dignidade às pessoas idosas e deficientes físicos dentro do contexto social.

Maiores informações na Casa do Cidadão ou pelo telefone 3611 5480, com Luis André.



Fonte: Matéria enviada por e-mail por José Lúcio Ribeiro

Postado por Denilson Pereira

População do Brasil ultrapassa os 191 milhões

A cidade de São Paulo ultrapassou os 11 milhões de habitantes e já tem 5,7% da população total do Brasil, que hoje soma 191,5 milhões, segundo estimativa populacional do IBGE divulgada hoje. O Estado de São Paulo também é o mais populoso e atualmente tem 41 milhões de pessoas, ou 21,6% da população brasileira. Depois de São Paulo, os municípios mais populosos do país são Rio de Janeiro, com 6,2 milhões de pessoas e Salvador, com 3 milhões.



Fonte: Matéria enviada por e-mail por CBN Express

Postado por Jacinto Pereira

DUAS LUAS EM 27 DE AGOSTO

“Vale a pena”



O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou com precisão quando Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.

Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código maia, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas - México.

Com este cálculo matemático, agora os maias estão sendo vistos como os gregos da América, e o orgulho da Guatemala.

Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltarão a ver este fenômeno atronômico que poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.

Duas Luas no céu

No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia, olhe para o céu.

O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tao grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de quilômetros da Terra.

Não perca!

Será como se a Terra tivesse duas luas.

Este acontecimento só se produzirá novamente no ano de 2287.

Divulgue esta informação, pois ninguém terá a oportunidade de rever.



Fonte: Matéria encaminhada por e-mail por Johnson Lima Justo

Postado por Jacinto Pereira