Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

IGREJA FAZ REUNIÃO PREPARATÓRIA DA V MARCHA DO VALE DO ACARAÚ

 

clip_image002

Cruz. Aconteceu dia 31 de agosto, na sala da Biblioteca Irmã Portela em Cruz, uma reunião para organização da V Marcha do Vale do Rio Acaraú que será sediada em Cruz e terá como tema: “O Homem e o Rio Acaraú: uma questão de sobrevivência” e como lema uma passagem bíblica do Livro de João 10,10 que diz “Ei vim para que todos tenham vida, vida em abundância”.

clip_image004Participaram da reunião diretores de escolas de Cruz, lideranças comunitárias, radialistas, o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC – Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima, representante da Prefeitura de Cruz Maria José, Conego Manoel Valdery da Paroquia de São Francisco de Cruz, Conego Romulo da Paroquia de Marco, Padre João Robson Cabral da Área Pastoral de São João Batista de Celsolandia Município de Acaraú e a professora Iranir Araújo, também de Celsolandia, que apresentou algumas sugestões produzidas por estudantes para criação de uma logomarca para a Marcha do Vale do Acaraú.

A Marcha do Vale do Acaraú já aconteceu cinco vezes sendo duas vezes em Acaraú, uma vez no Marco e penúltima em Bela Cruz.

Este ano, a Marcha do Vale do Acaraú será realizada na cidade de Cruz Paroquia de São Francisco, dia 15 de novembro, com inicio previsto para às 5h:00 da manhã, na Praça dos Três Poderes, enfrente à Prefeitura, com a apresentação de uma peça teatral pelos alunos da rede municipal de educação. São convidadas todas as pessoas interessadas em defender e promover a vida. Após as apresentações todos seguirão em marcha pelas ruas de Cruz com faixas, cartazes e carros de som até a Praça da Matriz.

A Marcha do Vale do Acaraú tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a necessidade de preservar o Rio Acaraú que está agonizando com os barrancos de terras caindo, o assoreamento de seu leito, que já serviu de principal via de transporte para as populações ribeirinhas em épocas passadas quando era o principal meio de comunicação entre as cidades do Vale do Acaraú, principalmente Sobral.

A poluição de suas águas, os desmatamentos ciliares, as queimadas que provocam o empobrecimento do solo agricultável tem comprometido todas as formas de vida, inclusive, a humana que sofre juntamente com a degradação do Rio Acaraú que banha dezenas de cidades e povoados que tem no rio sua principal fonte de vida.

clip_image006

Dia 13 de setembro haverá uma reunião em Cruz, às 14h: 00, na biblioteca, com a comissão do município para dar continuidade ao processo de organização do evento. No dia 9 de outubro, haverá um encontro com os padres da Região Episcopal Vale do Acaraú para tratar da V Marcha do Vale do Acaraú. A Rádio FM Comunitária 6 de Abril, através de seus comunicadores, comprometeu-se em produzir spots a ser inserido em sua programação para divulgação do evento. Participarão da V Marcha do Vale do Acaraú as Paroquias de Acaraú, Aranaú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinho e as Áreas Pastorais do Distrito de Caiçara e Celsolandia.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário