Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PADARIA EM PREÁ USA SACOLAS ECOLOGICAS

 

Cruz. Com o propósito de contribuir para a melhoria do Meio Ambiente, a Padaria Milena, na Praia do Preá, resolveu inovar e lançou a sacola ecológica de papel. Não é uma volta ao passado, mas faz lembrar dos tempos em que somente se usava embalagens de papel para tudo que era comprado nas bodegas do interior. Época em que não se via tanto plástico espalhado pelos campos causando uma série de problemas que vão desde o acumulo de lixo, dificilmente degradável, até mortes de animais por ingestão do plástico. Em nome da modernidade, a população tem pagado um preço muito alto pelo uso das embalagens de plástico. São leves, fáceis de serem usadas, embelezam os produtos com um visual multicolorido, mas, nada justifica os problemas ambientais que estão sendo causados pelo uso indiscriminado do plástico.

clip_image002

Praia do Preá – Cruz/CE

Já se foi o tempo em que os consumidores levavam sacos e vasilhames quando se dirigiam a uma bodega para fazerem suas compras. Era o saco para farinha, feijão ou milho. Garrafa para o querosene ou óleo. Muitas embalagem como as garrafas de cachaça, refrigerantes ou cerveja eram devolvidas para as fabricas. As latas de querosene, quando não eram devolvidas para as fabricas, os sertanejos usavam para o transporte de água. Não se conhecia plástico, mas, também não se conhecia lixões. As embalagem descartáveis não existiam e o capo era saudável.

clip_image004

Balconista Adriana

Com o compromisso de reduzir o uso do plástico, a Padaria Milena do Senhor Edivandilson Carneiro Silveira, conhecido por Bidilson quer dar sua contribuição em defesa do Meio Ambiente. A ideia está sendo bem aceita pelos consumidores, principalmente, daqueles que tem uma maior compreensão sobre os problemas ambientais da atualidade. Para Gecildo dos Santos Dias, que é cliente da padaria, é uma boa ideia e vai dar preferência a este tipo de embalagem, por ser de fácil decomposição, poluindo menos o ambiente.

Como há muitos turistas que visitam a Praia do Preá e eles defendem a questão ambiental, a aceitação está repercutindo muito bem, embora, haja casos de clientes, segundo a vendedora Joelma, que após receberem os pães ou outros produtos nas embalagens de papel, pedem uma sacola de plástico para colocar os pacotes. O uso do plástico já faz parte da cultura das pessoas e qualquer inovação significa mudança de hábitos, que nem sempre é tão fácil assim.

Na comunidade de Preá, duas pessoas trabalham com reciclagem recolhendo materiais que são comercializados e com isto aumentam a renda da família. A colaboração ainda é muito tímida, mas, mesmo assim, muita coisa deixa de ir para os lixões e quem ganha com isto é a população local.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário