Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

PALESTRA NA ESCOLA EM CASTELHANO, ACARAÚ

 

clip_image002

Cruz. Sexta feira, 17, estive na Escola João Lourenço Pereira Rocha para fazer uma palestra sobre Agricultura Orgânica, Agrotóxicos e Lixo para professores e alunos de 5ª à 8ª Series do Ensino Fundamental. Este ano, a escola conta com cerca de 300 alunos em três turnos. Foi um momento de muita recordação, pois, tive a oportunidade de rever as pessoas com quem tive o prazer de conviver durantes os anos em que estive atuando como professor de EJA naquela escola. Pouca coisa mudou: os professores e funcionários são quase todos os mesmos. A estrutura física da escola em nada mudou. Os alunos é que são diferentes. Muitos não me conheciam.

clip_image004

A Escola João Lourenço Pereira Rocha fica situada na comunidade de Castelhano, Distrito de Aranaú, no Município de Acaraú, Litoral Oeste do Ceará.

Com olhares atentos, sentados no salão, as crianças ouviam o que estava sendo conversado.

clip_image006

Queriam saber um pouco da história da minha vida. O local onde eu nasci, a escola que frequentei, o Titulo de Jornalista Amigo da Criança, que foi conferido pela ANDI em 2005, e o Titulo de Cidadão Cruzense, em 2012, sendo uma iniciativa do Vereador Lindomar Brandão. Disse que trabalhava em radio e escrevia para o Jornal A FOLHA de Sobral. Citei a importância da parceria com a EMBRAPA e a ONG Catavento Comunicações. Eles queriam saber o que faz o Engenheiro Agrônomo. Expliquei que sua principal função é produzir alimentos para combater a fome no Mundo, seja de origem animal ou vegetal. Usando uma linguagem apropriada para crianças, todos me ouviam atentamente.

clip_image008

Durante uma hora, falei sobre a origem, o uso indiscriminado e os perigos dos agrotóxicos que eram aplicados para combater os insetos que atacavam as plantações. Muitas doenças podem ser causadas pelo uso de produtos contaminados com agrotóxicos como, por exemplo, doenças de pele, câncer, problemas respiratórios e de visão, dentre outras.

Por causa destes problemas, as pessoas resolveram praticar Agricultura Orgânica, onde não é usado nenhum tipo de veneno, além de adotarem praticas agrícolas como plantio direto, adubação orgânica e controle natural dos insetos para que os produtos agrícolas não prejudiquem a saúde das pessoas que os consumirem. O feijão, o milho, as frutas e verduras orgânicas são mais saudáveis.

clip_image010

Além dos venenos usados na lavoura, outro problema que aflige a humanidade é o lixo, seja ele de origem residencial, comercia ou industrial.

O lixo enfeia os campos e as periferias das comunidades, polui o solo, o ar e as aguas dos rios lagos e até as subterrâneas. Atrai todo tipo de insetos que surgem a procura dos restos de alimentos.

clip_image012

Diante destes problemas, as pessoas resolveram tomar uma atitude de combater ao lixo. Promulgaram leis para preservar o meio ambiente, diminuir o lixo produzido, dar um destino adequado e até punir quem não obedecer. A escola é a responsável pela educação das pessoas e as instituições como associações, igreja, Sindicatos e o comercio também devem colaborar. Foi criado um programa para diminuir o lixo denominado de 5R que é a letra inicial das palavras Reciclar, Reduzir, Reutilizar, Repensar e Rejeitar. Todos os significados foram explicados direitinho.

Os lixões a céu aberto são prejudiciais ao meio ambiente e por isto devem ser acabados até 2014 e o lixo levado para os Aterros Sanitários em um local apropriado e seguro.

Se estas medidas não forem adotadas com muita responsabilidade e cooperação de todos, quando as crianças de hoje se tornarem adultas não encontrarão um ambiente saudável para viver nem alimentos apropriados para serem consumidos sem causarem danos à saúde das pessoas.

clip_image014

Além dos alunos, participaram os professores Jonas Carlos (Coordenador), Luciano, Nilton, Livramento (Moça), Jacira, Jordelia, Geice, Flaviana e funcionários. O convite para a palestra foi da Diretora Gelicleuda e faz parte dos preparativos para a Conferencia sobre o Meio Ambiente que será realizada na escola no final deste mês, em data ainda não definida.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário