Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

OS INTEGRANTES DO MOVIMENTO BUENA VISTA ARGENTINOS ESTÃO EM PREÁ

 

Cruz. O Movimento Buena Vista é um grupo de jovens de várias nacionalidades: brasileira, uruguaia, peruana, argentina e colombiana que percorre o mundo levando uma mensagem ecológica, sustentável, artística e política inspiradas no amor e na confiança como princípios propulsores da mudança individual e social em harmonia com o entorno natural.

clip_image002

Este movimento busca ajudar na criação e construção de sonhos, acreditando que tudo é possível, dando oportunidade ao despertar de uma consciência diferente da atual. Eles viajam pelo mundo vivendo na prática aquilo em que acreditam.

Na trajetória, apresentam cinema nas ruas e escolas, apresentam artesanatos, espetáculos musicais, conforme o local em que estão. Nas escolas, ensinam às crianças a arte de xilogravura, colagem e pintura. Também tem uma biblioteca ambulante com livros que trocam, doam e recebem escritos em vários idiomas. Acreditam que as pessoas tem potencial de exercer qualquer função desde que acreditem e desejem muito.

clip_image004

A origem deste movimento foi na cidade de Las Flores, província de Buenos Aires, com uma viagem que começou em 2012.

Saíram da Argentina e estão percorrendo todo o território brasileiro. Já passaram por várias capitais e agora se encontram na Praia do Preá, após uma permanência de vários dias em Jericoacoara.

clip_image006

Quarta feira, 28, farão uma apresentação na quadra da escola Leopoldo Manoel de Medeiros em Preá, onde a população local e de comunidades vizinhas terão a oportunidade de conhecer uma cultura diferente da nossa e entender a razão dos diferentes movimentos sociais que surgem pelo mundo liderado por grupos jovens que acreditam em mudanças visando a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos povos. A entrada é franca, mas, quem quiser colaborar pode levar um quilo de alimento que será muito importante para que o grupo possa continuar sua missão, uma vez que não recebe ajuda financeira de nenhuma instituição.

clip_image008

Este grupo é composto de 12 pessoas, homens e mulheres, todos jovens, mas, há outros grupos que se encontram em outros países. Os componentes vão se integrando no caminho e saem quando querem. Eles preferem viajar pelo interior por ser mais tranquilo.

Depois do Brasil, o próximo país a ser visitado é a Venezuela.

O grupo se mantem com as doações que recebe da população e com a colaboração voluntária feita por ocasião das apresentações que fazem nas praças públicas e escolas.

clip_image010

Este grupo que se encontra em Preá é formado por 6 argentinos, 5 brasileiros e 1 peruano. Os integrantes vão aparecendo durante a viajem, enquanto outros saem do grupo que se renova constantemente. Os brasileiros são paulistas e cearenses de Fortaleza.

A viagem é feita em um Ônibus Mercedes Bem alemão de 1957. Para dormirem, usam uma barraca, já que o ônibus não é suficiente para acomodar toda a comitiva.

Dr. Lima

4 comentários:

  1. encontrei com eles ontem em belém do pará

    ResponderExcluir
  2. Encontrei com eles aqui em icoaraci no estado do pará em belém , apoio o trabalho que eles fazem , depois que eu começei a conversar com eles senti uma paz , são pessoas humildes , elegres , pacientes & unidos numa so paz , espero que der tudo certo em todas as viagens que terão pela frente , eles fizeram inchegar a vida de outra forma eu agradeço porisso , vou até sentir saudades quando eles forem , mais é a missão deles , o destino escolheu eles . Entao vao com a presença JAH , como diz um deles , nossos espiritos vao se encontrar se agente acreditar .

    ResponderExcluir
  3. Encontrei com eles aqui em icoaraci no estado do pará em belém , apoio o trabalho que eles fazem , depois que eu começei a conversar com eles senti uma paz , são pessoas humildes , elegres , pacientes & unidos numa so paz , espero que der tudo certo em todas as viagens que terão pela frente , eles fizeram inchegar a vida de outra forma eu agradeço porisso , vou até sentir saudades quando eles forem , mais é a missão deles , o destino escolheu eles . Entao vao com a presença JAH , como diz um deles , nossos espiritos vao se encontrar se agente acreditar .

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci dois integrantes desse movimento em Belém e, caraca, foi INCRÍVEL conhece-los! Principalmente o Tero(Leandro) Sz. Ele foi capaz de me passar uma energia totalmente positiva que me encantou, durante os poucos minutos que conversamos. Até hoje tenho a flor que ele fez pra mim >< São pessoas super do bem. De todo o meu coração espero reencontrá-los

    ResponderExcluir