Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Alunos da escola Júlia Elisa, ganham etapa estadual da IV Conferência do Meio Ambiente e irão a Brasília representando o município.

 

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, por meio da CODEA/Diversidade e Inclusão Educacional/ Educação Ambiental realizará, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.
Estiveram participando deste evento, os alunos Valter Junior Alves de Sousa e Maria Graciele de Oliveira Carvalho, ambos da Escola de Ensino Fundamental Júlia Elisa Farias, onde apresentaram para os demais municípios participantes o trabalho desenvolvido na escola durante a IV Conferência do Meio Ambiente na Escola.
Vindo assim a serem selecionados para etapa Nacional, onde irão representar não só o município de Groaíras como também estarão representando a 6ª CREDE na etapa Nacional, em Brasília.
A atividade tem por objetivos aprofundar os debates sobre os temas da Conferência: Terra, Fogo, Água e Ar, propiciando um espaço produtivo de intercâmbio e preparação dos delegados que irão para a Etapa Nacional. Além disso, objetiva eleger a delegação que nos representará nacionalmente e selecionar os 04 projetos de ação a serem encaminhados para a Etapa Nacional da Conferência.
Participam da Conferência Estadual 204 pessoas, sendo 126 delegados/alunos da rede pública de ensino, de 11 a 14 anos de idade, que representam todas as CREDE/SEFOR/SME Fortaleza, além de acompanhantes das CREDE, Secretarias Municipais de Educação, SEDUC, membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) e dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Ceará, e um representante do Ministério do Meio Ambiente.
A Etapa Estadual está sob a coordenação e responsabilidade da SEDUC e da COE. É integrada também pelas seguintes instituições/entidades: Secretaria Municipal de Fortaleza/SME e suas seis Regionais, Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza/SEFOR, 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação/CREDE Horizonte (representando as demais CREDE), IBAMA, SENAC, UNDIME, CONPAM, Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Fortaleza e de Horizonte, CIEA e Instituto TERRAZUL.

Postado por Artenio Mesquita

HORIZONTE DAS REDES SOCIAIS

 

Bruno Peron

Enquanto governos reagem com reprovação a denúncias de espionagem que afetam seus interesses estratégicos, cidadãos publicam seus livros da vida na Internet. Empresas como Facebook, Google e Twitter, ao contrário do obséquio que parecem ter, oferecem conteúdo público somente enquanto facilitadoras do acesso do maior número de pessoas. Por trás de todo ato gratuito, há geralmente uma ação interesseira e meticulosamente planejada.

O objetivo das empresas estadunidenses mencionadas segue o de qualquer negócio: expandir, lucrar, ser eficiente, conquistar clientes e aumentar a produtividade; entretanto, seu diferencial é o de contar com habilidades inovadoras e tecnologicamente restritas no manejo de recursos da Internet. Seu foco passa a ser, então, não só o de conquistar clientes senão também invadir sua consciência, descobrir suas preferências e perfilar sua identidade.

A violação de privacidade, deste modo, é um tema muito mais abrangente que escutar a conversa do vizinho. É uma relação de vontade. Governos e seus tomadores de decisão não querem ser espionados, enquanto usuários da Internet querem que seus diários sejam vistos. Esta abertura de suas vidas está em forma de blogs, fotografias, tweets (o que alguém faz aquela hora), bate-papos, biografias e históricos profissionais, e compras virtuais.

Para uma ideia mais clara da evolução dos usos e apropriações da Internet, é suficiente comparar as mudanças nos bate-papos. Tive uma sensação de amplitude quando instalei em meados dos anos 1990 o MIRC (Internet Relay Chat), que foi um programa popular de bate-papo virtual. Comecei a entender o significado de globalização. Depois que conectei a uma sala de bate-papo, a primeira pessoa com quem conversei em inglês identificou-se como moradora de Filipinas. Aproximei-me de alguém do outro lado do mundo.

Quando a Internet era novidade comercial, a maioria das pessoas identificava-se com apelidos nos programas de bate-papo (ICQ, MIRC). Com o passar do tempo, houve a necessidade de criar cadastros (MSN, Orkut, Facebook) com o nome completo, endereço eletrônico e informações de preferências editoriais, educacionais, musicais, sexuais, entre outras.

Esta mudança na oferta de recursos e serviços de bate-papo pela Internet evidencia alguns interesses. Refiro-me sobretudo aos de corporações que melhoram a eficiência de sua publicidade para alcançar e conquistar clientes. Cito o exemplo da publicidade dirigida que resulta do funcionamento dos cookies (aplicativos que se instalam no navegador da Internet toda vez que acessamos um website). Através deles, mensagens publicitárias sobre um produto que buscamos na Internet alcançam-nos frequentemente ao acessar outros websites.

A Internet tornou-se um grande meio onde se realiza a política cultural dos Estados Unidos. Enquanto Ministérios de Cultura põem dinheiro em balé, ópera e restauração de prédios velhos, o governo dos Estados Unidos patrocina – sem ter uma política cultural explícita – seu setor corporativo via Internet. Suas empresas fazem nada mais nada menos que guardar as preferências dos cidadãos de todo o mundo (exceto da China) num microchip que cabe na palma da mão.

As redes sociais virtuais são, portanto, uma faca de dois gumes. De um lado, elas são um espaço público onde pessoas que se conhecem na vida real mostram o que não são a fim de ocultar suas imperfeições e não perder tempo no transporte urbano para encontrar alguém no mundo físico; de outro, as empresas que dirigem estas redes sociais obtêm informações daquilo que seus usuários gostariam de ser e usam-nas para fins comerciais.

Neste horizonte de usos e apropriações da Internet, recomendo que os governos invistam pesadamente em educação e em pesquisa científica e tecnológica evitando a censura. Há investimentos que não se podem adiar. Um deles é o que muda a nossa relação com o uso das novas tecnologias da Internet. A modernização do nosso lar está deixando-nos para trás.

http://www.brunoperon.com.br

Relatório da MP da Seca é aprovado na Comissão Mista do Congresso

 

A Comissão Mista do Congresso aprovou, nesta terça-feira (29), o relatório apresentado pelo senador Cícero Lucena(PSDB_PB), relator da Medida Provisória 623/2013, conhecida como MP da Seca, que altera as Leis 12.844 de 19 de julho de 2013, para dispor sobre operações de crédito rural relativas a empreendimentos localizados na área de abrangência  da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e nº 12.249, de 11 de junho de 2010, para incluir municípios na região do semiárido.

O texto consolidado do Projeto de Lei de Conversão (PLV) oferecido à MP 623 foi apreciado pela maioria dos parlamentares e agora segue para análise da Câmara dos Deputados e do Senado. Entre as alterações feitas pelo relator está a inserção de cooperativas entre os beneficiários da medida e a exigência de que os bancos apresentem extratos da evolução das dívidas - a falta de extrato é uma das principais reclamações dos produtores rurais.

Para o presidente da Comissão Mista,  deputado José Airton (PT-CE),  o texto apresentado é abrangente e contempla  as demandas pendentes nas legislações anteriores, além de incluir todos os municípios do nordeste no semiárido e segmentos que foram injustiçados como os Prodesianos e os cooperativados."O relatório vai ao encontro das necessidades dos produtores e agropecuaristas endividados do nordeste, que há muito tempo esperavam a aprovação de uma legislação que os atendesse".

A MP tem validade até 15 de novembro e a expectativa do governo é de que aproximadamente 93 mil operações sejam abrangidas pela medida. O custo para o Tesouro Nacional está estimado em R$ 126 milhões.

Íntegra da Proposta

MPV-623/2013

Mônica Santos

Jornalista

Assessora Gabinete Dep. José Airton (PT-CE)

(61) 8247-1268 / (61) 3215-5734

MP E PROCAP:10 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO CONTRA FAMÍLIA DE DEP.ESTADUAL NO CE

 

O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil cumpriram, na manhã desta quarta-feira (30), 10 mandados de busca e apreensão, sendo seis em Quixeramobim e quatro em Fortaleza, expedidos pela 2ª Vara de Quixeramobim, com o objetivo de obter mais elementos de prova acerca de atos de corrupção na gestão municipal de Quixeramobim. 

O Ministério Público irá conceder uma entrevista coletiva às 15h, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio, quando será feito um balanço de toda a “Operação Tolerância Zero” e apresentados outros desdobramentos.

A chamada “Operação Tolerância Zero” é fruto da investigação conjunta realizada pela força-tarefa de promotores de Justiça designada pela Procuradoria Geral de Justiça para auxiliar a Promotoria de Quixeramobim, bem como pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Estes órgãos descobriram a ocorrência de diversos atos ímprobos e criminosos, merecendo destaque o desvio de verbas públicas daquele município através das práticas de contratação temporária de filhos do Prefeito Cirilo Pimenta (Antônio Manoel Siqueira Pimenta e Mariana Siqueira Pimenta Cruz), sendo que um recebia quase o dobro do teto do funcionalismo público municipal (R$ 22.000,00).

Casos de desvios

A vereadora e irmã do Prefeito Cirilo Pimenta (Luíza Cristina Pimenta) teria cometido desvio de dinheiro público ao solicitar a transferência de valores da Prefeitura para sua conta bancária. A investigação do MP também constatou o pagamento a funcionários fantasmas; diversos casos de acumulação indevida de cargos públicos, merecendo destaque o caso do médico Carlos Roberto Mota Almeira, que chegou a ocupar, desde janeiro de 2013, quatro cargos e receber R$ 64.957,51 mensais e mais de R$ 390.000,00 de janeiro à julho de 2013.

Vereadores fantasmas

Também foi descoberta a existência de “vereadores fantasmas” (Ana Edna Leite Leitão, Claudianne Borges Saldanha e Francisco Idelbrando Rocha Ferreira), que, mesmo afastados dos cargos de parlamentares para ocuparem cargos de secretários municipais e tendo um suplente lhes substituindo, continuaram percebendo cumulativamente as remunerações referentes ao exercício da vereança, do secretariado e de outros cargos públicos, chegando a perceber mais que o teto do funcionalismo público municipal em alguns meses, que é de R$ 12.000,00.

Desvios de verbas

O presidente da Câmara Municipal, Clébio Ferreira da Silva, enquanto exerceu interinamente o cargo de prefeito, após o afastamento de Cirilo Pimenta, recebeu cumulativamente as remunerações de prefeito (R$ 12.000,00) e de presidente do Parlamento (R$ 8.000,00), bem como autorizou o pagamento dos “vereadores fantasmas” durante dois meses.

O genro do prefeito municipal, Reimilson Cruz, embora seja empresário em Fortaleza (proprietário da Drive Car), consta na folha de pagamento da Prefeitura informada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) durante todo o ano de 2012 e em janeiro de 2013, totalizando o possível recebimento de mais de R$ 50.000,00, sendo mais um caso de possível funcionário fantasma.A referida empresa - Drive Car - é suspeita de funcionar como forma de lavagem de dinheiro desviado.

O ex-procurador geral do Município, Ricardo Alexander Cavalcante, é acusado de receber, indevidamente, a remuneração daquele cargo e de instrutor de esporte com ampliação da carga horária, sendo mais um caso de provável funcionário fantasma. A Secretária Ana Cláudia Pimenta Felício Saldanha é acusada de receber, indevidamente, a remuneração de tal cargo, juntamente com a terapeuta ocupacional, uma vez que eles possuem carga horária de dedicação exclusiva.

O vereador Everardo André de Sousa Júnior é acusado de ter pago, indevidamente, os vereadores fantasmas Ana Edna Leitão, Claudianne Borges e Francisco Idelbrando. O presidente Clébio Ferreira da Silva quando este estava afastado para ocupar o cargo de prefeito interino, teria criado falsas despesas públicas para encobrir pagamentos ilegais e arregimentado as reuniões clandestinas para tratar sobre o julgamento do impeachment do prefeito Cirilo Pimenta, tudo quando exerceu interinamente o cargo de presidente da Câmara Municipal.

O vice-prefeito, Tarso Pinheiro Borges, é acusado de após ter sido afastado judicialmente do cargo de secretário de Infra-Estrutura ter continuado recebendo a remuneração relativa ao cargo, mesmo tendo sido nomeado outra pessoa. Enquanto isso, segundos os membros do Ministério Público, diversos servidores públicos, sequer, recebem um salário mínimo.

Diante desse quadro, o Poder Judiciário determinou que fossem exonerados todos os parentes,dentre os quais se incluem os filhos do prefeito Cirilo Pimenta, cônjuge ou parente em linha reta ou colateral de todas as autoridades locais, ordem esta válida para os Poderes Legislativo e Executivo. O juiz determinou a suspensão de todos os pagamentos cumulativos denunciados no processo e proibiu que qualquer agente público receba remuneração superior ao subsídio do chefe do Executivo, sob pena de afastamento do prefeito Municipal e do presidente da Câmara.
Quebra de sigilo bancário

O magistrado ordenou que fossem quebrados os sigilos bancários e fiscais dos investigados, bem como a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de todos os envolvidos, inclusive com ordem para os Cartórios de Registro de Imóveis e DETRAN/CE. Foram expedidos mandados de busca e apreensão na residência do prefeito Cirilo Pimenta, na Prefeitura e Câmara Municipal de Quixeramobim, na residência do genro do Prefeito (Reimilson Cruz) e da filha do mesmo, Mariana Pimenta, dos vereadores Ana Edna Leite, Claudianne Borges, Francisco Idelbrando, Clébio Ferreira e Tereza Cristina Pimenta.

Postado por ivo lima

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lomacon é a ganhadora da licitação para pavimentação da Rodovia CE-253 (Groaíras-Cariré) e construção de ponte sobre o Rio Acaraú

 

Realizado ontem (29/10) a partir das 15:00 horas, o processo licitatório para as obras de pavimentação asfáltica da Estrada Groaíras/Cariré (CE 253), saindo vencedora da concorrência pública a Construtora Lomacon Locação e Construção Ltda., que apresentou a menor proposta, conforme vemos nos valores acima citados na Ata da Reunião da Comissão Central de Concorrências.
A referida obra, que inclui ainda a construção de uma ponte sobre o leito do Rio Acaraú, está incluída no Lote 3 - Pavimentação da Rodovia CE-253, Trecho Groaíras-Cariré, com extensão de 15,5km. Os aportes de recursos financeiros estão garantidos no valor global de R$ 15.566.236,57 para a Lomacom Locação e Construção Ltda e de R$ 15.902.586,91 para a FBS Construção Civil e Pavimentação Ltda.

*Com informações do blog Cariré em Revista.

Postado por Artenio Mesquita

Parnaíba perderá voos para Aeroporto de Jericoacoara

 

Pista e pátio prontos agora está sendo construído o terminal
de passageiros

Já estão a pleno vapor as obras da segunda etapa do aeroporto internacional de Jericoacoara, que compreende o terminal de passageiros. A conclusão está prevista para um ano. O contrato é de R$ 9,2 milhões.

A primeira etapa da obra, relativa à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi, está orçada em R$ 44 milhões, com recursos do Governo do Ceará e do Ministério do Turismo. A previsão para a sua conclusão, segundo a Secretaria de Turismo do Ceará, é até o final deste primeiro semestre. 

O aeroporto de Jericoacoara terá capacidade de 1,2 mil vôos/ano e, segundo ainda Setur-CE, há expectativa de incrementar o fluxo turístico para o litoral Oeste do Estado. Os turistas europeus virão para o litoral cearense e esticarão a viagem até o Delta do Parnaíba, via Jeri.

Nesta etapa, será construído o terminal de passageiros. Segundo o projeto, o aeroporto terá capacidade para receber vôos internacionais sem a necessidade de conexão com o aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. A pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 metros de largura. O terminal aéreo terá capacidade de receber até 1.200 vôos por ano.

Em breve devem ser iniciadas as obras para a construção da alfândega e da sede da Polícia Federal.

O aeroporto de Jericoacoara está sendo construído no município de Cruz, há 18 quilômetros de Jijoca de Jericoacoara e 22 quilômetros da praia de Jericoacoara. A decisão foi tomada tendo em vista a preservação do Parque Nacional de Jericoacoara e futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável

GROAÌRAS: Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Juventude - COMJUVE

 

No dia 25 de outubro, foi aprovado o projeto de lei que cria no âmbito do município de Groaíras/CE, o Conselho Municipal da Juventude – COMJUVE. A Lei de autoria do Executivo, foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo, senhores vereadores e senhoras vereadoras, que aplaudiram a iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto. O órgão, de caráter permanente, terá competência propositiva, de contribuição, visando as elaboração de políticas públicas para a juventude, e integrará a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto.

Este projeto foi uma ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, na pessoa do Secretário Ney Oliveira e Coordenadora de Turismo, Elôh Sousa, em acordo com o Prefeito Adail Melo, que teve atenção voltada para a elaboração do Projeto encaminhado no mês de setembro e contando com a articulação do vereador Benedito Everton Azevedo na Câmara Municipal de Vereadores. 

Na sessão do dia 25 de outubro esteve acompanhando a aprovação jovens do município, mobilizados pela Secult Groaíras. Na oportunidade, o Secretário Ney Oliveira, representando o Prefeito Adail, acompanhou a aprovação juntamente com a equipe da Secult, e na oportunidade de fala, ressaltou a importância da aprovação do conselho, que o COMJUVE aproximará o poder público da juventude, objetivando melhorar as condições de vida da juventude, além de esclarecer que o município de Groaíras entra na frente com a aprovação do Conselho de Juventude, visto que poucos municípios o instituíram, associando esta como vitória da juventude.

Com a criação do Conselho, o Prefeito de Groaíras, Adail Melo, reafirma sua preocupação com a Juventude de Groaíras, e garante direito a voz aos Jovens.

Postado por Artenio Mesquita

Universidades cearenses exigem melhorias

Há diversos anos os estudantes e professores das três universidades estaduais (UECE, UeVA e URCA) vem se mobilizando em manifestações, paralisações, atos públicos em defesa de uma educação superior de qualidade. As reivindicações são todas em torno de necessidades mínimas para o bom funcionamento das universidades.

Na UeVA reivindicamos

1. Concurso público para professor efetivo e para técnico-administrativo

2. Agilidade na construção do Restaurante Universitário e verbas para a Residência Universitária

3. Financiamento vinculado às receitas tributárias do Estado

4. Construção imediata do novo prédio com laboratórios para Física e Química no Campus CIDAO

5. Políticas de Assistência Estudantil

6. Infraestrutura dos campi da UeVA

Devido à falta de diálogo do governo do Estado que em nenhum momento apontou positivamente sobre as reivindicações das estaduais (que são semelhantes), a UECE entrou em greve estudantil no dia 22/10 e greve de professores no dia 29/10.

O DCE-UeVA diante desta situação promove a discussão por toda a universidade de aderirmos à greve e juntamente com a URCA e UECE promovermos uma greve a nível estadual. O campus do CCH já entrou em indicativo de greve e durante a semana teremos diversas assembleias para discutir a possibilidade da greve.

Infelizmente não existe hoje diálogo com o governo, não por culpa dos estudantes e professores que em diversos momentos buscaram apresentar as reivindicações básicas mas o governo sempre foge de tais discussões fundamentais. Devido à falta de alternativas, visto que já buscamos todas as outras, e também à precariedade que a UeVA se encontra, defendemos que tenhamos GREVE com mobilizações constantes para conquistar vitórias.

DCE-UeVA

Gestão 2013/2014 – Novo Tempo

Professores da UECE deflagram greve geral

 

Em assembleia realizada, na manhã de ontem, no Campus do Itaperi, os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) deflagraram greve geral por tempo indeterminado. Os técnico-administrativos da instituição também aderiram à paralisação. O plebiscito colheu o voto de 254 professores. Destes, 155 foram favoráveis, 96 contra e três abstenções. À noite, os estudantes, que estão em greve há oito dias, também em assembleia, reiteraram a paralisação geral do corpo discente. As reivindicações por melhorias estruturais e contratação de profissionais para a Universidade seguem alinhadas entre professores, servidores e alunos.
Segundo a presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Elda Maciel, em reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, o gestor pediu paciência à categoria. “Na semana passada, tivemos uma audiência com o secretário. Ele pediu para esperarmos até março, mas esqueceu que neste mesmo mês quem vai se candidatar a cargos eletivos tem que se afastar e o governador [Cid Gomes] com certeza vai se afastar e aí com quem vamos conversar? Não podemos pedir paciência para os nossos alunos que estão sem aula, aos professores e aos servidores da Instituição. Não podemos admitir essa situação”, enfatizou Elda Maciel.
De acordo com a docente, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) também devem deflagrar greve ainda esta semana. “Ficaremos em greve por tempo indeterminado, até que haja diálogos, propostas e soluções para as nossas reinvindicações”, acrescentou.
REIVINDICAÇÕES
Maior investimento na estrutura física, concurso para professores efetivos (segundo o Sindicato, a Uece tem carência de 295 professores, a Urca de 322 e a UVA de 70) e regulamentação do plano de carreira são algumas das reivindicações do grupo. “Nós vamos protocolar essas pautas junto à Reitoria e o Governo, para oficializar a nossa greve e as nossas reivindicações, que são muitas”, disse Elda Maciel.
Durante a assembleia dos docentes, outras propostas foram incluídas na pauta de reivindicações. Questões como reformas para acessibilidade de portadores de deficiências e segurança interna nos campis serão anexadas às demais.
ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES
Na assembleia do corpo discente, iniciada por volta das 17h, de ontem, cerca de 1.000 universitários participaram e confirmaram a continuidade da paralisação, iniciada há oito dias. Com pautas alinhadas às do corpo docente, os estudantes destacaram seis eixos que serão cobrados junto ao governo estadual. São eles: infraestrutura, democracia, orçamento, assistência estudantil, concurso público e segurança nos campis.
De acordo com o integrante do Centro Acadêmico de História, Marcelo Ramos, além dos estudantes da Capital, a assembleia contou com a participação de universitários da Uece de Limoeiro, Crateús, Quixadá, Tauá e Itapipoca. Segundo Marcelo, hoje, às 10h, será realizada uma reunião, no Itaperi, com o comando de greve dos docentes, discentes e técnicos da instituição para organizar as futuras ações.  Para o dia 6 de novembro, segundo Marcelo, está prevista uma Virada Cultural na Universidade para expor as pautas da greve a fim de envolver a comunidade nas atividades. Um ato público também está sendo planejado pelos estudantes, para ocorrer na manhã do mesmo dia no Palácio da Abolição, sede do governo estadual, para que as cobranças sejam levadas diretamente ao governador Cid Gomes.
DISPOSIÇÃO PARA DIÁLOGO
Segundo nota divulgada, segunda-feira (28), a Reitoria da Uece afirma que, deflagrada a greve, estará à disposição para, respeitosamente, dialogar com o comando da paralisação, pois aposta nos canais institucionais e tem acordo com as pautas de reivindicação.
JESSICA FORTES
jessica@oestadoce.com.br

Postado por pompeumacario

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Homenagens no Becco do Cotovelo

 

Por José Lúcio Ribeiro

DSCF2102No sábado, 26, o radialista Ivan Frota gentilmente dedicou o seu programa Show do Ivan Frota, realizado no Becco do Cotovelo, às homenagens prestadas ao Deputado Federal Padre José Linhares Ponte, com a outorga da Comenda Jornalista Lustosa da Costa, pelo transcurso de seu aniversário natalício e de ordenação sacerdotal, ocorrido no último dia 21.

Naquele “corredor nacional da democracia”, familiares, amigos e correligionários de Padre Zé puderam manifestar suas impressões, opiniões e demonstrações de amizade ao festejado parlamentar sobralense.

Estiveram presentes à solenidade o Prefeito Veveu Arruda, Deputado Estadual Teodoro Soares, Vereadores Zezão, Rogério Arruda e Chico Jóia, o Presidente do PP Vicente Carvalho, servidores da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Cultura e do Turismo.

Abrindo a solenidade, o Prefeito Veveu Arruda, em sua saudação, destacou o que o Ceará e, principalmente, o município de Sobral, já sabe de antemão: a necessária e importante presença do Padre na Câmara Baixa do País como representante do Ceará. Destacou o prefeito que o Padre é de grande ajuda aos cearenses beneficiando, com suas emendas parlamentares a toda a população, com melhorias urbanas importantes, como saneamento, habitação, pavimentação, construção e recuperação de passeios e drenagem de águas pluviais, infraestrutura hídrica, turística, entre outras.

Usaram da palavra, ainda, o Deputado Estadual Teodoro Soares e o médico Dr. Artur Guimarães, em nome dos médicos sobralenses, exaltando as qualidades de educador e de administrador do homenageado.

Na ocasião, foi justamente homenageada a Secretária da Cultura e do Turismo de Sobral Eliane Leite com o Diploma do Mérito Cultural, outorgado pela Associação dos Amigos do Becco, Centro Cultural Dom José e Programa Show do Ivan Frota “A Voz do Becco”, pelos relevantes serviços prestados à difusão e apoio às manifestações espontâneas do povo, valorização e democratização do acesso aos bens culturais do Município.

PROFESSORES MUNICIPAIS DE SANTA QUITÉRIA RETOMAM A GREVE

 

Depois do Sindicato dos Professores realizar uma assembleia na manhã desta segunda (28/10), os professores da rede pública municipal de ensino de Santa Quitéria decidiram retomar a greve-geral por tempo indeterminado. Os profissionais da educação reivindicam o retroativo a março, o pagamento dos 50% restantes dos salários do mês de dezembro, a volta dos professores que foram transferidos para outras regiões, a diminuição da carga horária para 13h, onde a administração quer é aumentar, dentre outras. Em instantes, estaremos trazendo mais informações e mais imagens da assembleia.

INFORMATIVO: 
O Sindicato dos Professores do Serviço Público Municipal de Santa Quitéria, em nome da Comissão de Negociação da Greve dos Professores, informa a todos os profissionais da educação, pais de alunos e alunos, que em virtude do não atendimento aos principais pontos da pauta de reivindicação da categoria pela Administração Municipal, foi deliberado nesta segunda-feira, 28 de outubro, em assembleia geral da categoria pela continuação da greve dos professores por tempo indeterminado, a partir das 07:00 horas dessa terça-feira, 29 de outubro de 2013. A Comissão de Negociação da Greve dos Professores pede a compreensão dos alunos e pais alunos, bem como da sociedade em geral na luta pela valorização dos profissionais da educação de Santa Quitéria. A categoria reivindica o cumprimento dos seguintes pleitos: pagamento do reajuste salarial retroativo a 01 de março de 2013, cumprimento da redução em 1/3 da carga horária dos profissionais do magistério público fora de sala de aula, pagamento dos 50% (cinquenta por cento) restantes do salário do mês de dezembro de 2012, implementação das ampliações conforme art. 45 da Lei 647/2009, PCCS de Santa Quitéria e negociação das remoções e transferências dos professores realizadas recentemente.


Atenciosamente,


COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DA GREVE

Ceará tem dez novos municípios turísticos

 

O Ceará é um dos estados que já definiu seu novo mapa do turismo, de acordo com as novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo. O Ceará mantém suas 12 regiões turísticas, mas incluiu dez novos municípios a estas regiões, passando a ter 59 municípios turísticos.
Previsto para ser publicado este ano, o novo mapa do turismo do Brasil trará, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos. Uma prévia do novo mapa nacional mostra que ele já tem 3.357 municípios cadastrados e 302 regiões turísticas. Ele trará além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos.
“Ao reavaliar a vocação turística das cidades e o grau de desenvolvimento de cada uma delas, o Ministério do Turismo consegue canalizar esforços para desenvolvê-las de forma mais eficiente”, afirma Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo.
Novas diretrizes
De acordo com as novas diretrizes, as regiões turísticas priorizam a gestão descentralizada, os investimentos em qualificação profissional e infraestrutura. As cidades incluídas foram Cratéus, Tauá e Aiuaba, no Sertão dos Inhamuns; Morada Nova, Jaguaribe, Jaguaribara e Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe; e Orós, Iguatu e Icó, no Centro Sul/Vale do Salgado.
Essas cidades poderão participar de projetos do MTur de captação de recursos para obras de infraestrutura. “O mapa da regionalização orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país”, diz Vinícius Lummertz. “O mapa da regionalização orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo País”, diz Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo. Assim que o novo mapa for concluído, o Ministério do Turismo classificará o nível de desenvolvimento (que varia de um a quatro) de cada uma das regiões turísticas e definirá as necessidades de investimento de cada localidade.
O novo mapa do turismo no Ceará
CRATEÚS
O município destaca-se pela importância econômica no Sertão dos Inhamuns. Crateús sedia feiras como a de Negócios Agropecuários e a da Indústria e Comércio, sendo um polo para o turismo de negócios, principalmente em função das rodovias e do aeroporto regional. O município oferece também atrativos históricos e culturais.
TAUÁ
Tauá chama atenção pela realização de festividades religiosas, como a romaria de Jesus, Maria e José, a terceira maior do Estado. O município preserva construções do Século XIX, como a Igreja das Marrecas. A Igreja Matriz é a única do Estado com abóbada construída em pedra. Já a Igreja de Marrecas destaca-se pelo estilo característico dos jesuítas.
AIUABA
Um dos atrativos da cidade é a Estação Ecológica de Aiuaba. Localizada a 3 km da sede municipal, criada em 1978, situada nos sertões dos Inhamuns, com uma área de 13.065 ha, um dos últimos redutos da caatinga existentes no Ceará que não sofreu alteração pelo homem. Vegetação: caatinga arbórea (ou mata branca) e subarbórea densa. Fauna: Ema, Seriema, Tatu, Asa branca, Tamanduá, dentre outros.
MORADA NOVA
O município tem importante papel no calendário festivo do Ceará. Em Morada Nova são promovidas as maiores e mais animadas vaquejadas, dentre elas a Festa do Vaqueiro. A cidade oferece, ainda, em seu calendário, festejos religiosos, como a Festa do Divino e o Domingo de Pentecostes.
JAGUARIBE
Um dos atrativos do munícipio é o Cruzeiro no Alto da Capitulina. Na sede do município, uma cruz de madeira tosca encravada no bairro Aluísio Diógenes, é um símbolo da influência do Cristianismo, identificado por “Cruzeiro”.
JAGUARIBARA
Um dos atrativos da cidade é a Igreja Matriz. É o local de encontro e oração dos fiéis da religião católica. Na cidade, encontra-se a Casa da Memória, local onde são preservadas as lembranças da antiga cidade.
LIMOEIRO DO NORTE
Em Limoeiro do Norte, destaca-se a Barragem das Pedrinhas (foto) é um lugar para descanso, animação, pesca ou só para contemplar a paisagem, seja dia de sol ou noite. O local é importante para abastecimento de água tanto para uso doméstico quanto para fornecimento aos perímetros irrigados da Chapada do Apodi.
ORÓS
A principal atração do município é o Açude Orós. Construído no governo Juscelino Kubitscheck, no final da década de 50, o açude atrai turistas de outros Estados para amenizar o forte calor do sertão. O local proporciona a pesca artesanal e a esportiva, além da prática de esportes náuticos.
IGUATU
O município é, economicamente, um dos mais importantes da região centro-sul. Banhado pelo Rio Jaguaribe (foto), Iguatu desenvolveu-se economicamente a partir da produção de algodão. Outra característica que desenvolve a economia local é o fato de o município estar em um centro de convergência rodoviária e dispor de um aeroporto regional, o que também facilita o acesso de turistas à região e o desenvolvimento de novos negócios.
ICÓ
O clima sertanejo de Icó é ideal para os visitantes que buscam conhecer mais sobre a história e a cultura cearenses através da arquitetura das edificações erguidas nos Séculos XVIII e XIX. A cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como um Sítio Urbano, que o qualifica como um conjunto de bens patrimoniais que possuem natureza dinâmica e mutante típica de áreas urbanas, apesar da relevância histórica.

Postado por pompeumacario

Câmara homenageará ex-presidente Lula com Medalha Suprema Distinção

 

lulainstitutolatinidades

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será condecorado pela Câmara dos Deputados com a Medalha Suprema Distinção, em reconhecimento à sua luta em defesa do povo brasileiro. A trajetória de Lula em transformar o Brasil em um País livre, justo, democrático e soberano foi o que levou o líder da bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), a indicar o ex-presidente para receber a menção honrosa. A cerimônia acontecerá nesta terça-feira (29), no plenário da Câmara.

A Medalha Suprema Distinção foi criada para homenagear Presidentes da República, Chefes de Estado, Presidentes do Senado Federal, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais por serviços relevantes realizados no exercício da função pública.

A condecoração faz parte de uma série de eventos promovidos pela Câmara dos Deputados em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal comemorados em outubro.

A Constituição Cidadã nasceu da eclosão de mobilizações que ocorreram em meados da década de 80. A população brasileira ansiava por liberdade e estabilidade institucional. As vozes da rua gritavam pelo fim da ditadura militar, por abertura política, e por eleições diretas.

Nesse momento histórico, o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, em 1986, o deputado federal constituinte com a maior votação do país. A ele foi delegado a tarefa de, junto com seus companheiros, elaborar um dos documentos mais importantes de toda a história do País, a Constituição de 1988.

A transição de um regime autoritário para um regime democrático, tão sonhado pela maioria da população, foi estabelecida no dia 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição que teve na figura do ex-presidente Lula um de seus maiores defensores..

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Brasil vai produzir vacina contra rubéola e sarampo para países pobres

 

  • Criança refugiada somali chora ao receber vacina para sarampo no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia. O principal centro de pesquisas e desenvolvimento biomédico do Brasil anunciou nesta segunda-feira planos de produzir uma vacina dupla viral para sarampo e rubéola destinada a países em desenvolvimento, sobretudo na África. 1/08/2011. REUTERS/Thomas Mukoya

    Reuters/Reuters - Criança refugiada somali chora ao receber vacina para sarampo no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia. O principal centro de pesquisas e desenvolvimento biomédico do Brasil anunciou nesta …mais segunda-feira planos de produzir uma vacina dupla viral para sarampo e rubéola destinada a países em desenvolvimento, sobretudo na África. 1/08/2011. REUTERS/Thomas Mukoya

JANEIRO, 28 Out (Reuters) - O principal centro de pesquisas e desenvolvimento biomédico do Brasil anunciou nesta segunda-feira planos de produzir uma vacina dupla viral para sarampo e rubéola destinada a países em desenvolvimento, sobretudo na África.

Leia mais:
Província síria tem 22 casos suspeitos de pólio, diz OMS
Tuberculose retrocede no mundo, mas continua sendo problema

A primeira vacina brasileira desenvolvida especificamente para exportação será produzida pela Bio-Manguinhos, uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez o anúncio dos planos sobre a vacina em uma conferência de medicina organizada pela Fundação Gates no Rio de Janeiro.

"O acordo com a Fundação Gates coloca a produção de vacinas do Ministério da Saúde no mercado global e com o menor preço", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em sua conta no Twitter.

Países como China, Índia e Brasil têm intensificado os investimentos em tecnologia biomédica para fornecer vacinas e remédios a países em desenvolvimento com preços reduzidos em relação aos praticados pela indústria farmacêutica de países desenvolvidos.

O sarampo mata 158 mil pessoas por ano no mundo, a maior parte formada por crianças até cinco anos. A rubéola, virose contagiosa que tem pequenas manchas entre os sintomas, pode causar sérias sequelas em mulheres grávidas e seus bebês.

A Bio-Manguinhos, que possui um largo histórico na produção de vacinas combinadas para sarampo, caxumba e rubéola, vai fabricar 30 milhões de doses por ano da nova vacina dupla viral para suprir países em desenvolvimento na África, Ásia e América Latina.

A produção vai incrementar a disponibilidade da vacina que hoje é feita por apenas um fabricante, o Instituto Serum, da Índia.

A Fundação Gates afirmou que vai destinar 1,1 milhão de dólares para apoiar os testes clínicos e pode contribuir para fundos adicionais em fases subsequentes do projeto.

Bio-Manguinhos tem produzido a vacina multiviral para sarampo, caxumba e rubéola desde 2003 sob um acordo de transferência de tecnologia com a GlaxoSmithKline. Essa vacina tripla é usada no programa de imunização brasileiro, mas ainda não foi adotada em outros países em desenvolvimento devido ao custo e à limitada presença epidemiológica de caxumba em muitos desses países.

A nova vacina bivalente será destinada a esse grupo de nações e deve chegar ao mercado até 2017.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Enem termina com 12 candidatos eliminados por terem usado celular no local da prova

“Dos mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 29% não compareceram às provas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 5,05 milhões de candidatos fizeram o exame. Os dados são do segundo dia de prova e ainda podem ser revisados para cima. O resultado final da prova será divulgado na primeira semana de janeiro.

As abstenções, segundo Mercadante, têm se mantido constantes desde 2009, quando a taxa chegou a 37,7%. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. Este ano, número de participantes é recorde, 20% a mais que o de 2012. O crescimento, desde 2009, está em 95%. Sobre a questão da segurança, o ministro destacou que não houve vazamento. “A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes.”

O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados neste domingo (27) por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo.”

(Agência Brasil)

Finados


Estamos nos aproximando do dia em que comemoramos a lembrança de nossos
mortos, o dia de finados. Quando pequena, não gostava muito desse dia
porque tinha medo. Medo de olhar para a possibilidade de morte. Incrível;
mas mesmo sabendo que iremos um dia morrer, não gostamos de nos lembrar
disso; preferimos não ter consciência dessa realidade. Cresci. Já não temo
mais essa data. Observo ao longe o comércio que se estabeleceu em torno do
dia de finados. Ambulantes vendem flores, lanches, refrigerantes,
espetinhos... Visitar o cemitério virou passeio. É fofoca daqui e de lá.
Coitados dos mortos! Não podem descansar em paz no dia deles, tamanho o
barulho e a algazarra que por lá se faz. Tem gente que aproveita para
paquerar enquanto leva flores nas mãos. Visitar os defuntos virou passeio
e entretenimento dos bons!
É certo que alguns choram demais. Lamentam a falta daqueles que não estão
mais presentes. Culpam-se por não ter-lhes dado mais atenção ou
manifestado seu amor. Guardaram palavras que nunca foram ditas e que agora
não há mais para quem dizer, pois a pessoa se foi. Isso realmente dói.
Deixar de fazer, deixar de falar, deixar de amar... Sempre digo que o
momento é hoje! Faça. Fale. Ame. Não deixe para depois, pois o “depois”
pode não chegar. Abrace o seu filho enquanto você ainda o tem. Desculpe-se
com sua mãe enquanto ela ainda está ao seu lado. Perdoe seu cônjuge
enquanto vocês ainda podem ser amigos. O tempo não volta atrás para que
possamos reescrever nossa história.
Agradeça a Deus o tempo que teve ao lado do seu ente querido. Agradeça
muito. Se você tem saudades é porque valeu à pena desfrutar momentos ao
lado dele; foi um presente que o Pai lhe concedeu. Quanto mais amamos
menos falta sentimos de quem nos deixou, pois o sentimento de amor é
abrangente e agrega ao invés de afastar. O amor nos dá a certeza de que,
em algum lugar, aquela pessoa percebe o que sentimos por ela. Compactua
com nossas vibrações, sejam elas positivas ou negativas. Existe; pois como
disse no passado Lavoisier: “na natureza, nada se perde nada se cria, tudo
de transforma”. A morte é uma transformação, não um fim. Talvez, seja até
um novo começo... Quem sabe?
Ame. Ame muito. A vida tem valor pelos momentos que conseguimos vivenciar
e eternizar em nossa memória. Se você tem a lembrança de seu ente querido
viva em você, então, ele está contigo. Nós realmente nunca conseguimos nos
apoderar do outro, apenas partilhar momentos com ele. Basta ver que os
apaixonados vivem juntos mais em pensamentos que propriamente em ações.
Imagina-se muito. As criações mentais nos trazem sensações por vezes mais
fortes que a própria realidade... Se é que a realidade existe (pra bom
entendedor, meia palavra basta).
Neste “finados” não focalize a perda. Agradeça pelo tempo que passou junto
de seu ente querido. Recorde as coisas boas que fizeram juntos. Ria das
brincadeiras que tinham por costume partilhar. Encha seu momento de amor,
de gratidão, de paz... Finados vai ficar mais leve para você. E, com
certeza, em algum lugar alguém vai sorrir ao sentir uma vibração tão boa!
Maria Regina Canhos (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.

domingo, 27 de outubro de 2013

95% desaprovam 'black blocs', diz Datafolha

 

Para 76%, protestos foram mais violentos do que deveriam; 42% acham que PM se excedeu

Pesquisa ouviu 690 pessoas na sexta-feira, mesmo dia em que mascarados agrediram coronel durante ato

DE SÃO PAULO

Nada menos do que 95% dos paulistanos desaprovam a atuação dos chamados "black blocs" --manifestantes que praticam o confronto com as forças policiais e a destruição de agências bancárias, lojas e prédios públicos como forma de protesto.

É o que mostra pesquisa Datafolha feita na sexta-feira com 690 pessoas. A margem de erro máxima da amostra é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Na mesma sexta-feira, durante manifestação promovida pelo Movimento Passe Livre no centro de São Paulo, "black blocs" agrediram o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi --a arma dele também desapareceu.

A ação dos vândalos incluiu a destruição de caixas eletrônicos, ônibus e de cinco cabines de venda de bilhete único, além de pichações.

Quanto maior a faixa etária, maior a reprovação aos métodos dos "black blocs".

Assim, se 87% dos jovens de 16 a 24 anos os desaprovam, entre os mais velhos (60 anos e mais) o índice atinge virtualmente a totalidade dos entrevistados (98%).

Quando se pergunta se as manifestações foram mais violentas do que deveriam ser, violentas na medida certa ou menos violentas do que deveriam ser, três quartos (76%) dos paulistanos cravam a primeira alternativa: mais violentas do que deveriam ser.

Apenas 15% julgam que os manifestantes foram violentos na medida certa e 6%, menos violentos do que deveriam ser.

O Datafolha pediu aos entrevistados que avaliassem a atuação da PM segundo os mesmos critérios. Para 42%, a polícia se excedeu. Mas 42% consideram o grau de violência adequado e 13% dizem que a polícia foi menos violenta do que deveria.

APOIO EM QUEDA

O resultado é que o apoio dos entrevistados às manifestações de rua em São Paulo desabou.

No final de junho, 89% eram favoráveis aos protestos. Em setembro, o índice já caíra para 74%. Nesta semana, são 66% os apoiadores.

Do outro lado, a taxa dos que são contrários às manifestações quase quadruplicou. Eram 8% em julho, 21% em setembro e, agora, 31%.

Apesar de focalizarem causas "dos oprimidos", como a melhoria do transporte público, as manifestações têm conseguido taxas mais altas de apoio entre os mais ricos --80% entre os que possuem renda familiar mensal de mais de cinco a dez salários mínimos e 80% dos paulistanos com renda maior do que 10 salários mínimos.

Contra os protestos disseram-se 18% dos mais ricos.

Entre os mais pobres, com renda até dois salários mínimos, a taxa de apoio aos protestos é de 54%, 26 pontos percentuais a menos do que entre os mais ricos.

Contra os protestos disseram-se 42% dos mais pobres, 24 pontos percentuais a mais do que o índice observado na parcela rica.

E você?

PRF - Operação Caiçara - dia 24 out 2013

No último dia 24/10, por volta da 00hr, foi desencadeado pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil de Sobral/CE a Operação Caiçara, que buscou o combate ao tráfico de drogas às margens da Rodovia BR 222. Foram diversas equipes distribuídas entre os quilômetros 220 e 270 da rodovia. Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais que segundo denúncias e informação da inteligência, comercializavam entorpecentes e medicamentos proibidos.

Foram diversos alvos que resultaram na prisão de 5 indivíduos envolvidos na venda de medicamentos proibidos e drogas, como também portando arma de fogo.

Mais um trabalho que visa a segurança dos usuários de nossas rodovias, como também da sociedade como um todo.

Relação de produtos apreendidos:

caiçara4

* 12 capsulas de substancia similar a anfetamina; * 24g de substancia similar a maconha; * 3,7g de substancia similar a cocaína; * 39g de substancia similar ao crack.

* 38 capsulas de substancia similar a anfetamina; * 01 capsula de Sildenafila Citrato (Pramil-Estimulante Sexual); * R$ 277,00 em especie.

* 02 cartelas de DESOBESI-M com 27 capsulas intactas; * 72 capsulas de “NOBESI-FORTE; * 100 comprimidos de substancias psico ativas (anfetaminas).caiçara5,

* 12 capsulas de substancia similar a anfetamina; * 01 revolver cal. 38, marca TAURUS, numeração: PJ20610; * 05 munições calibre 38.

* 17 capsulas de substancia similar a anfetamina;caiçara2

* 79 capsulas de substancia similar a anfetamina; * 04 capsulas de Sildenafila Citrato 50mg (Pramil-Estimulante Sexual); * R$ 812,00 em especie.

sábado, 26 de outubro de 2013

PT DE CRUZ FEZ ASSEMBEIA E REUNIÃO MULTIDÃO

 

Cruz. Sexta feira, 25, o Partido dos Trabalhadores - PT de Cruz realizou assembleia para apresentação da chapa que irá participar das eleições dos Diretórios Municipais, Estaduais e Nacional em 10 de novembro.

clip_image002

Presidente Chagas Vasconcelos e Prefeito Adauto

Participaram da Assembleia, O Prefeito Adauto, o líder do Governo na Câmara Federal Deputado José Guimarães, representante do Ministério da Saúde Odorico Monteiro, ex-Prefeito de Acaraú Pedin do Cleto, lideranças políticas de Itarema, Itapipoca, Bela Cruz, filiados e simpatizantes do PT, amigos e correligionários do Prefeito Adauto. Casa cheia.

clip_image004

Vereador Abmael e Dep. Guimarães

Também, estiveram prestigiando a Assembleia os Vereadores Chiquinho Sousa, Abmael, Santos, Neném Neves, o Secretário Chefe de Gabinete Clairton José de Freitas, o Secretário de Saúdo Dr. Reginaldo Alves das Chagas, o Secretário do Meio Ambiente Ricardo do Nascimento Leite, o Secretário de Turismo José Agnaldo de Menezes, Secretário de Infraestrutura João Edson de Farias (Edinho), Secretário de Agricultura Carlos César de Carvalho, Secretária de Assistência Social e primeira Dama do Município Andrea Vânia do Nascimento, o Secretário de Cultura Glaison Vasconcelos Albuquerque e o Vice-Prefeito Rogério Gomes.

clip_image006

Odorico Monteiro do Ministério da Saúde

O Auditório do Sindicato ficou superlotado, haja vista a grande quantidade de participantes vindos da sede e diversas localidades da zona rural.

clip_image008

Ex-Vereador João Cecília

Fizeram importantes pronunciamentos, o Presidente do Partido e candidato à Reeleição Professor Chagas Vasconcelos, Vereador e Líder do Prefeito Chiquinho Sousa, Deputado Guimarães, Dr. Reginaldo, Odorico Monteiro do Ministério da Saúde e o Prefeito Adauto.

Houve muita euforia por parte da Assembleia que se manifestava constantemente com calorosos aplausos aos oradores.

clip_image010

Prefeito Adauto - PT

Além da discussão do PED, os oradores fizeram referências aos avanços e conquistas neste primeiro ano da Administração Adauto e citaram projetos importantes para o município que estão em andamento em Brasília, os que já estão sendo executados e as melhorias que estão acontecendo em diversas secretarias municipais, não ficando fora da pauta a tão sonhada estrada do Preá, que, segundo o Deputado Federal Guimarães, está processo bastante adiantado e logo será uma realidade.

A saúde foi a que mais avançou, inclusive, com a presença de dois médicos cubanos e plantões nos finais de semana nos PSFs da Zona Rural.

No setor de infraestrutura, algumas obras já estão sendo realizadas no município.

clip_image012

Auditório superlotado

Sem dúvida, um ano de muitas dificuldades, mas, aos poucos, a população do município de Cruz vem aumentando a sua credibilidade na administração de Adauto - PT em Cruz. Como testemunho desta conquista, citamos a adesão de algumas lideranças da oposição que estão chegando para fortalezar a administração de Adauto e dá dor de cabeça a oposição, com o seu enfraquecimento, devido a perda de importantes aliados, como foi o caso de Vereador José Ivan Felix que aderiu a administração de Adauto fazendo-se presenta à assembleia.

Adauto tem o apoio de importantes instituições como o SINTTRAF, STTR, FAC e SINDSEPCRUZ.

Se os petistas gritam, com euforia: Aí, PT!!!!, os adversário reclamam e choram: AAAI, PT.

Dr. Lima

Mais um encontro de ufólogos e simpatizantes em Sobral

DSCF2097

Na reunião de ontem (25/10) do CSPU, estiveram presentes vários jovens que já se interessam pelo tema Ufologia. Ouviram depoimentos, gravaram e também fizeram perguntas, sinal de que a ufologia também interessa aos estudantes. Está na hora de as Escolas, as Universidades levarem a sério o estudo da Ufologia, espero que isto aconteça o mais rápido possível, ajudarem a desvendar os mistérios da interação dos Óvnis e seus tripulantes na História Humana.

DSCF2095

DSCF2092

DSCF2089

DSCF2088

Becco em festa

DSCF2102

O Deputado Federal Padre Zé teve seu aniversário comemorado no programa do Ivan Frota no Becco, com direito a banda de música e entrevistas. O aniversário mesmo foi dia 18, mas os Amigos do Becco resolveram homenagear hoje. Estiveram presente para parabenizar o Deputado, amigos e lideranças políticas. Dentre eles o Deputado Estadual Prof. Teodoro e o Prefeito Veveu, além de vereadores locais.

,DSCF2099DSCF2104DSCF2098

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PT comemora Ibope e PSDB fala em mudar estratégia

 

Por João Domingos | Estadão Conteúdo

AFP
O PT comemorou o resultado da pesquisa do Ibope, afirmando que a sociedade brasileira quer a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Para o PSB, o governador Eduardo Campos foi o único pré-candidato a crescer 150%. Já o PSDB afirmou que é preciso mudar a estratégia de campanha para forçar o segundo turno na eleição presidencial do ano que vem, visto que a ex-senadora Marina Silva está fora da disputa.
Leia também
Na Bahia, Serra admite: 'gostaria de ser presidente'
Estamos preparados para o 1º ou 2º turno, diz petista

Essas foram as reações dos partidos diretamente envolvidos na pré-campanha, que teve início no final do ano passado, primeiro com o lançamento do nome do senador tucano Aécio Neves (MG) à Presidência pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e depois com a proposta da reeleição de Dilma Rousseff pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro deste ano. De acordo com a pesquisa do Ibope, Dilma venceria em primeiro turno, em qualquer cenário.

"A pesquisa comprovou que a sociedade quer a reeleição da presidente Dilma Rousseff", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), ex-líder do partido e candidato a presidente da legenda. "Acho que a presidente Dilma demonstrou a solidez do governo e a capacidade de diálogo, visto que deu resposta imediata às manifestações de junho", acrescentou ele.

Paulo Teixeira disse que a estabilidade da presidente nas pesquisas, ficando entre 30% e 41% desde junho só reforça a ideia de que o governo dela tem estrutura capaz de resistir às crises políticas, como a das manifestações de rua de junho. "É um governo aprovado pelo povo brasileiro. E o governo dela é o que o povo quer", acrescentou o deputado.

Oposição

O líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), afirmou que o resultado da pesquisa Ibope só anima o partido a trabalhar mais. Segundo ele, Dilma alcançou o teto e não deverá ultrapassar a casa dos 40%, 41%, enquanto Eduardo Campos cresceu 150%. "Na última pesquisa nosso pré-candidato tinha 4%. Agora está com 10%. Fomos os únicos a crescer 150%", disse ele. "Isso demonstra o acerto da aliança que fizemos com Marina Silva".

'Para Beto Albuquerque, o crescimento de Eduardo Campos, o estacionamento de Dilma em torno de 40% e o pouco rendimento de Aécio Neves, que ficou em 14%, só vem reforçar a ideia de que a sociedade se cansou da polarização da disputa em torno do PT/PSDB. "Nós somos o novo. Nossa candidatura terá uma caminhada muito forte. Tudo demonstra que a aliança com Marina foi o caminho certo".

Já o senador tucano Alvaro Dias (PR) falou que o resultado da pesquisa Ibope confirmou previsão que fez logo que Marina Silva aderiu a Eduardo Campos. "Foi uma péssima estratégia para a oposição. Com ela, tínhamos a garantia do segundo turno. Com a saída dela, perdemos uma candidatura competitiva. Vamos ter de reavaliar nossa estratégia de luta contra o governo do PT", disse ele.

Carvalho, sobre FMI: não precisamos de nenhum conselho

Por Carla Araújo, Rafael Moraes Moura e Ricardo Della Coletta | Estadão Conteúdo – O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, rechaçou nesta quinta-feira, 24, as críticas feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado ontem, onde sugeriu mudanças na política fiscal brasileira. "O governo tem praticado uma política fiscal muito responsável e acho que nós não estamos precisando de nenhum conselho", disse, após participar de evento, em São Paulo.

Segundo Carvalho, as práticas brasileiras têm sido bastante consequentes. "Estamos cuidando para que nossas políticas econômicas não penalizem aqueles que em outros países, por recomendação do FMI, foram penalizados, que são os trabalhadores", afirmou, ressaltando, que não pertence à área da Fazenda.

Para o ministro, apesar de previsões mais negativas, o País tem atravessado o atual momento da economia internacional "em condições bastante razoáveis". "Portanto, acho que não cabe nenhuma recomendação. Sem comprar briga, com muita tranquilidade, dizemos que 'vamos bem obrigado'", afirmou.

No relatório, o FMI diz que o Brasil deve buscar um superávit fiscal de 3,1% e eliminar ajustes que afetam seus resultados. O objetivo é reforçar a confiança nas contas públicas, amenizar a pressão sobre a política monetária no combate à inflação e reduzir o tamanho da dívida bruta como proporção do PIB.

Dilma

Questionada sobre o mesmo assunto, Dilma evitou fazer comentários. "Você acha mesmo que eu vou responder isso? Eu tenho de atender às pessoas", afirmou a presidente, fazendo referência aos prefeitos que lotaram o Palácio do Planalto, pela manhã, para cerimônia de anúncio de investimentos em pavimentação e saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) .

Tribunal de Justiça destrói 2.915 armas de comarcas do interior

 

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) providenciou, ontem, a destruição de 2.915 armas oriundas de comarcas do interior do Estado. A incineração foi possível com o apoio logístico do Exército Brasileiro. Entre os armamentos estão fuzis, metralhadoras, rifles, pistolas e revólveres. A destruição de armas visa colaborar com a segurança pública do Estado, reduzindo o estoque de material bélico dentro das unidades do Poder Judiciário.
A medida é importante porque, estocada em fóruns, as armas são visadas por bandidos que assaltam as comarcas em busca de resgatar tais equipamentos e, posteriormente, usá-las em práticas criminosas. Até o final do ano, a previsão é atingir a meta de aproximadamente 20.000 armas recolhidas nas comarcas do interior. No primeiro semestre deste ano já foram destruídas 11.004 armas.
Insegurança
Ainda sobre a segurança dos fóruns, em visita à diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, propôs a formação de um “Comitê Interinstitucional”, composta por representantes do Ministério Público do Estado do Ceará, da OAB-CE, da Defensoria Pública, da Associação Cearense de Magistratura (ACM) e de outras entidades de classe, para tratar de temas como segurança nos prédios, informatização da Justiça e morosidade dos processos.
O agravo regimental do Ministério Público tramita desde março deste ano no Tribunal de Justiça, sem data para ser julgado. Na ação civil pública, assinada pela promotora de Justiça Cristina Parahyba, o MP alega o aumento dos casos de violência no interior dos fóruns e o risco a que estão sujeitos promotores, juízes, advogados, jurisdicionados e serventuários da Justiça.
As providências reivindicadas na peça são: instalação de portas giratórias, para o controle de entrada; de detectores de metais, para impedir o acesso de pessoas armadas; de câmeras, para o registro da movimentação no interior e entorno dos prédios; e de vigilância armada 24 horas, para reprimir possíveis ações criminosas.

Postado por pompeumacario

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pronunciamento de hoje, 23/10, no Plenário da Câmara dos Deputados parabenizando a Associação dos que querem bem a Sobral - AQQB-SOBRAL/DF.

 

O SR. JOSÉ LINHARES (PP – CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, em 11 de maio último, foi criada a Associação dos Que Querem Bem a Sobral e ao Distrito Federal (AQQB-SOBRAL/DF),

entidade que objetiva prestar assistência tanto aos filhos da cidade cearense e aos seus descendentes, quanto aos residentes em Brasília, “em uma visão cosmopolita, voltada igualmente para dois públicos, o que estabelece um link dinâmico entre as duas cidades com múltiplas possibilidades de interação e resultados”, como afirmou seu primeiro presidente eleito, Senhor Antônio Carlos de Aguiar, sobralense que mora em Brasília há mais de quarenta anos.
A instalação da Associação deu-se em 03 de julho, na Casa do Ceará, em Brasília, por meio de mesa presidida pelo primeiro Vice-Presidente da Casa, jornalista Fernando César Mesquita, e composta por ilustres personalidades como o Administrador de Brasil ia, José Messias de Souza; o Deputado Distrital Rôney Nemer; e o Professor Vicente Magalhães, entre outras.
E,em 31 de agosto, realizou-se a 1ª Noite dos Sobralenses e Amigos em Brasília, momento em que a Secretária de Cultura de Sobral, Eliane Leite, fez breve pronunciamento, em nome do Prefeito do Município, ressaltando as particularidades locais e a disposição em continuar participando da Associação.
A festa contou ainda com a presença de estrelas do humor e da música cearenses, além da belíssima participação de jovens e crianças netos de sobralenses, que cantaram e dançaram no palco abrindo os festejos.
Típico da alegria cearense, alguns participantes da celebração montaram barracas, bodegas e tendas com comidas e bebidas típicas, mais uma vez reforçando os propósitos de congraçar não apenas o povo cearense, mas todos os que se fizeram presentes, inclusive turistas estrangeiros.
Senhoras e Senhores Deputados, de acordo com o último Censo do IBGE, Sobral é o quinto maior município do Estado, com população de quase 190 mil habitantes.
Considerando o grande quantitativo de filhos do município que vivem em Brasília, só podemos louvar a iniciativa de criação da Associação dos Que Querem Bem a Sobral e ao Distrito Federal (AQQB-SOBRAL/DF), inequívoca demonstração de que a união efetivamente faz a força.

PRF Sobral fiscaliza caminhões “Operação Caminhão Original”

download (1)

No contexto da Operação “Caminhão Original”, a 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Sobral-CE, até o dia 21 de outubro, autuou 67 veículos, caminhões com o sistema de suspensão traseira alterada sem prévia autorização ou em desacordo com as autorizações obtidas. São veículos que têm a suspensão traseira modificada mediante o acréscimo de molas e/ou de calços aos feixes de molas traseiros, cujo resultado é um caminhão com a traseira exageradamente erguida com a principal finalidade de transportar carga além da capacidade legal do veículo.

A alteração legal do sistema de suspensão de qualquer veículo é regida pelo artigo 6º da RESOLUÇÃO nº 292/2008, do CONTRAN, mediante prévia autorização do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN e, ainda, que o veículo seja submetido a uma inspeção de segurança veicular para a emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV junto a uma instituição acreditada pelo INMETRO. Contudo, o próprio CONTRAN, desde o dia 28 de agosto suspendeu por 90 dias a vigência do dispositivo legal que autoriza este tipo de modificação.

A grande preocupação da PRF é que este tipo de alteração na suspensão, eleva desproporcionalmente a traseira dos caminhões de tal forma que numa colisão traseira as consequências são sempre mais graves, seja quando o acidente envolve dois caminhões, porque o condutor e passageiros do caminhão que bate atrás geralmente são atingidos fatalmente pela carroceria do caminhão da frente; seja quando a colisão traseira se dá entre um caminhão e um veículo de passeio, normalmente o veículo de passeio fica preso sob a carroceria do caminhão, com os ocupantes presos às ferragens.

Atenciosamente,

PRF Sobral

Convite para evento ufológico

Saudações ufológicas

Você que é ufólogo ou simpatizante de estudo de Óvnis, você que foi testemunha de algum Ufo ou conhece casos acontecido com pessoas do seu ciclo de amizade, está convidado a participar da reunião do Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica que acontecerá no dia 25 deste mês e o local  será a Sala 1 da CDL de Sobral, que fica situado na Rua Dr. João do Monte 826, no Centro. O  horário será o mesmo das reuniões anteriores, ou seja, das 19 às 22:00h. A entrada, como sempre, será franca e todos terão direito a palavra democraticamente.

De já agradeço a atenção

Abraço

Jacinto Pereira

Mais um acidente na Pericentral em Sobral

DSCF2078

DSCF2079

Ontem pela manhã esta jovem que dirigia o carro acima, parou sobre a pista de rolamento, na faixa da esquerda (faixa de ultrapassagem ou de alta velocidade) e o jovem que dirigia a moto, colidiu na traseira do FIAT. A jovem queria entrar na sua garagem, mas aquela via não permite parada e estacionamento. Para mim o maior culpado de acidentes dessa natureza é o gestor de tal projeto que não levou em consideração os moradores da rua, que são proprietários de veículos e que não foram contemplado com um acostamento para possibilitar manobras como essa que a jovem queria fazer.

Por Jacinto Pereira

terça-feira, 22 de outubro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Prefeitura Municipal de Groaíras

 

O Prefeito Municipal de Groaíras, por meio deste comunicado, quer tranquilizar a população diante de qualquer mal entendido ou boatos maliciosos no que diz respeito aos bloqueios judiciais impostos a alguns municípios cearenses. Esclarece portanto, que os bloqueios são provenientes de precatórios não pagos em exercícios anteriores, a Prefeitura foi notificada em 14 de Novembro de 2012 , mas não se manifestou, o que gerou o bloqueio judicial de um montante de R$ 31.649,23, que agora foi devidamente pago e, sem qualquer prejuízo no desenvolvimento da Administração. 

Não há portanto, motivo para preocupação por parte dos que torcem pelo desenvolvimento do Município, pois nossa administração se encontra equilibrada, pagamos além dos precatórios, mais de R$ 500.000,00 em salários atrasados do governo anterior e, continuamos firmes no trabalho pelo bem-estar social. Tenham a certeza de que nosso trabalho está apenas começando, certamente vamos acelerar o desenvolvimento do nosso município.
Abraço a todos!

Postado por Artenio Mesquita

Conheça a Ouvidoria do SUS em Groaíras

 

A Prefeitura Municipal de Groaíras na pessoa do Prefeito Adail Albuquerque Melo juntamente com a Secretaria de Saúde, representada pela Regina Cláudia Albuquerque Melo implantaram o serviço de Ouvidoria do SUS por meio da Portaria N° 439 de 30 de julho de 2013.
A Ouvidoria do SUS no município funciona como um espaço de comunicação do cidadão com a gestão dos serviços de saúde tendo como finalidade melhorar a qualidade dos nossos atendimentos.
É através da Ouvidoria que o cidadão deve exercer os seus direitos e manifestar-se seja elogiando, sugerindo, reclamando, criticando, denunciando ou solicitando serviços e informações.
É importante que todos saibam que essas manifestações podem dizer respeito aos serviços de saúde da nossa cidade como também de cidades vizinhas e de todo nosso Estado, pois nosso serviço de Ouvidoria do SUS está ligado a Ouvidoria do SUS do Estado e do Ministério da Saúde.
As manifestações podem ser feitas por vários canais de comunicação como:
E-mail: ouvidoriagroairas@gmail.com
Telefone: (88) 36471382
Presencial: PSF Zona Mista I(Posto de Saúde do centro) – Rua: Vereador Marcolino Olavo, 810, Centro, Groaíras, Ceará. Procurar Nayana Rocha de segunda a sexta no turno da manhã.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GROAÍRAS INVESTE EM AÇÕES DE INCLUSÃO PRODUTIVA

 

A Prefeitura Municipal de Groaíras através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Segurança Alimentar tem buscado criar oportunidades para elevar a renda e o acesso ao mercado formal dos groairenses mais vulneráveis, através de ações de inclusão produtiva.
Inicialmente veio o PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE (PSC) para Groaíras, com a oferta do curso de Cabeleireiro.
Buscando preparar o jovem groairense para o mercado de trabalho, além de promover a cidadania e o empreendedorismo juvenil, a Secretaria implantou turma do PROJOVEM ADOLESCENTE com o curso de Apicultura, e turmas pelo PROJOVEM TRABALHADOR com cursos na área da Saúde, turma do PROGRAMA PRIMEIRO PASSO com curso de depilação e beleza. Os dois programas oferecem qualificação profissional, além de uma bolsa formação para garantir a permanência do jovem durante o curso.
Esse ano também o nosso município aderiu ao PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) que oferta cursos gratuitos de qualificação profissional para as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Ao longo desse ano já foram ofertados cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Secretariado escolar.
A Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social tem se empenhado para elevar a renda da população, através da oferta gratuita de cursos de qualificação profissional e ao longo desse ano suas ações já beneficiaram cerca de 200 groairenses, em breve novas oportunidades serão geradas.

Postado por Artenio Mesquita

Suicídio em Cruz.

 

Cruz. Na madrugada de segunda feira, 21, às quatro horas, um Senhor, conhecido por José Nemézio, 80, residente na Comunidade de Lagoa Salgada, periferia de Cruz-CE, resolveu por um fim na sua própria vida.

Usando um revólver, suicidou-se, na calada da noite, deixando chocados parentes amigos e familiares que foram surpreendidos com o trágico acontecimento.

Ele já havia, comentado com alguns amigos, que ia suicidar-se, mas ninguém acreditou.

Antes de praticar o auto-suicídio, trocou de roupa e procurou os documentos da funerária, mas, não há informação de que tenha deixado alguma coisa escrita, segundo conseguimos apurar.

Ele já tinha alguns problemas de saúde física a algum tempo.

José Nemézio era um cidadão que tinha um grande ciclo de amigos por quem era admirado e respeito.

O sepultamento aconteceu no Cemitério de Cruz acompanhado de uma multidão de amigos e familiares que foram levar o seu último Adeus ao ilustre conterrâneo de Lagoa Salgada.

Eu tive a honra de conhece-lo, por quem tinha uma grande admiração e respeito.

Aproveito o ensejo, para transmitir aos seus familiares o meu profundo pesar.

Dr. Lima

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIÁDIO REALIZADO EM BRASÍLIA – CNDRSS

 

clip_image002clip_image003

Cruz. Aconteceu de 14 a 18 de outubro, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CNDRSS, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) com o objetivo de construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo representações do governo e da sociedade civil organizada.

clip_image005clip_image007

Para a realização desta Conferência ocorreram conferências Territoriais, Intermunicipais, Setoriais, Temáticas e livres, Distritais e Estaduais que foram concluídas com a Conferência Nacional, em Brasília, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicas da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos e projeções para as próximas décadas.

clip_image009clip_image011

Nesta trajetória, com debates e participação popular, 42.400 pessoas debateram as 11.320 propostas apresentadas em todo o território nacional.

Agricultores familiares, assentados, da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, idosos e pessoas com deficiências, representantes do poder público e da sociedade civil organizada dos 26 estados e do Distrito Federal discutiram e futuro do Brasil Rural e seu papel no desenvolvimento rural nacional.

clip_image013 clip_image015

Foram aprovadas 100 propostas prioritárias para o desenvolvimento rural sustentável e as mulheres conseguiram importantes conquistas participando dos debates na Conferência Nacional em Brasília.

clip_image017

A 2ª Conferência Nacional do Desenvolvimento rural Sustentável e Solidário – CNDRSS contou com a presença de quilombolas, brancos, índios, jovens, mulheres, agricultores, vaqueiros, pescadores, geraiseiros, mulheres das águas, seringueiros, artesãos etc, de todo o território nacional.

clip_image019clip_image021

Durante a 2ª Conferência, houve a participação de vários Ministros e Ministras e da Presidenta Dilma Rousseff que lançou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico, que vai ampliar a produção e o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos no País.

clip_image023clip_image025

clip_image027

O Município de Cruz-CE foi representado pelo Delegado da Sociedade Civil, Antonio dos Santos de Oliveira que fez várias defesas importantes para inclusão de propostas que tinham como objetivo introduzir melhorias para os agricultores familiares e povos tradicionais que foram incluídas entre as 100 propostas prioritárias para construção do Plano Brasil Rural.

clip_image029

A participação foi democrática e todos os Delegados tiveram oportunidades de incluírem e defenderem suas propostas, embora nem todas tenho sido aprovadas, pois das 11.320 propostas iniciais apenas 100 foram priorizadas para inclusão no Plano Nacional Brasil Rural com Gente do jeito que a gente quer.

Dr. Lima