Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

PRF fiscaliza transporte de produtos perigosos no Ceará


Anderson Pires

Desde segunda-feira (24) até esta quinta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal desenvolve no Estado do Ceará a Operação Portuária, com o objetivo de coibir irregularidades no transporte de produtos perigosos. Para a ação foram convocados 10 PRF especializados nesse tipo de fiscalização, vindos de vários pontos do Brasil. Nos três primeiros dias, foram fiscalizados cerca de 150 veículos, tendo sido lavrados mais 400 Autos de Infração.

Dentre as infrações detectadas, destaque-se o transporte de alimentos e produtos para o consumo humano juntamente com inseticidas, produtos inflamáveis, tóxicos e corrosivos. Dessa malfadada mistura, até o momento, foram apreendidas e colocadas à disposição da Vigilância Sanitária cerca de 4 toneladas de alimentos ou produtos para o consumo humano.

Além disso, para transportar produtos perigosos, os motoristas precisam ser aprovados no Curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos - MOPP. Durante a operação, 3 motoristas apresentaram o Certificado do Curso MOPP com indícios de inautenticidade e, por isso, foram recolhidos e serão encaminhados à Polícia Judiciária.

A legislação de fiscalização de transporte de produtos perigosos é complexa e exige sempre estudo e atualização.

Fato marcante
Foi flagrado um caminhão tanque típico do transporte de ácido sulfúrico que acabara de descarregar suco de acerola. Os tanques usados para transporte de produtos perigosos somente podem transportar outro da mesma natureza, jamais carga que não seja de produto perigoso, muito menos item de consumo humano.

Resultados
Como a operação se desenvolverá até amanhã, os resultados finais com os quantitativos de autuações e veículos será divulgado na próxima sexta-feira.

A exemplo do que aconteceu na semana passada na Operação contra crimes ambientais, esses trabalhos foram intensificados como preparativos para a Operação da Copa do Mundo. Serão vários trabalhos específicos realizados que deixarão como legado maior eficiência de fiscalização em nosso estado.

* Com informações da Polícia Rodoviária Federal

http://www.cearanews7.com.br/noticias/policia/prf-fiscaliza-transporte-de-produtos-perigosos-no-ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário