Páginas

sábado, 28 de maio de 2016

ESPECIALISTA AMERICANO DENUNCIA APOIO DOS EUA AO GOLPE

: Viagem do senador Aloysio Nunes (PSDB) aos EUA logo após a votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos para se encontrar com diversas autoridades norte-americanas, dentre elas Thomas Shannom, do Departamento de Estado, foi bem mais que uma agenda protocolar; segundo o economista e diretor do Centro para Pesquisas Econômicas e de Políticas Públicas em Washington, Mark Weisbrot, Shannon "é o número três no Departamento de Estado" e "será o único a fazer recomendações ao secretário de Estado John Kerry sobre o que os EUA devem fazer caso os esforços em andamento para afastar a presidenta Dilma Rousseff prossigam", para ele, "o desejo de substituir o governo do Partido dos Trabalhadores no Brasil – por um governo mais complacente, de direita – é bastante óbvio"
28 DE MAIO DE 2016 ÀS 19:26
247 - A viagem do senador Aloysio Nunes (PSDB) logo após a votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos para se encontrar com diversas autoridades norte-americanas, dentre elas Thomas Shannom, do Departamento de Estado foi bem mais que um agenda procoilocar, diz o economista e diretor do Centro para Pesquisas Econômicas e de Políticas Públicas em Washington, Mark Weisbrot, em um artigo publicado no Huffington Post.
Segundo Weisbrot, Shannon "é o número três no Departamento de Estado" e a "pessoa mais influente na política do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina. Ele será o único a fazer recomendações ao secretário de Estado John Kerry sobre o que os EUA devem fazer caso os esforços em andamento para afastar a presidenta Dilma Rousseff prossigam".
Para ele, "a disposição de Shannon para se encontrar com Nunes, apenas dias depois da votação do impeachment, emite um sinal poderoso de que Washington está embarcando com a oposição neste empreendimento perigoso", destaca .
"Tudo isso é, claro, consistente com a estratégia de Washington em resposta a governos de esquerda que lideraram a maior parte da região no século 21. Raramente se perdeu uma oportunidade de quebrar ou de se livrar de qualquer um deles, e o desejo de substituir o governo do Partido dos Trabalhadores no Brasil – por um governo mais complacente, de direita – é bastante óbvio", finaliza o texto.
Leia aqui ou abaixo o artigo de Mark Weisbrot sobre o assunto.
Por Mark Weisbrot, no HuffingtonPost | Tradução de Marina Lang
No dia seguinte à votação de impeachment na Câmara dos Deputados do Congresso do Brasil, um dos líderes da iniciativa, senador Aloysio Nunes, viajou a Washington D.C. Ele tinha reuniões agendadas com diversas autoridades, incluindo Thomas Shannon, do Departamento de Estado.
Shannon tem um perfil relativamente discreto na mídia, mas ele é o número três no Departamento de Estado. Até mais significativo neste caso, trata-se da pessoa mais influente na política do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina. Ele será o único a fazer recomendações ao secretário de Estado John Kerry sobre o que os EUA devem fazer caso os esforços em andamento para afastar a presidenta Dilma Rousseff prossigam.
A disposição de Shannon para se encontrar com Nunes, apenas dias depois da votação do impeachment, emite um sinal poderoso de que Washington está embarcando com a oposição neste empreendimento perigoso. Se ele quis demonstrar que Washington era neutra neste conflito político violento e profundamente polarizado, não deveria ter uma reunião com um protagonista de alto escalão do outro lado, especialmente neste momento em particular.
A reunião entre Shannon e Nunes é um exemplo do que pode ser chamado de "diplomacia cifrada" ("dog-whistle diplomacy"). Ela mal aparece no radar midiático que reporta o conflito e, portanto, é improvável que gere reação. Mas os protagonistas sabem exatamente o que isso significa. É por isso que o partido de Nunes, o PSDB, tornou público o encontro.
Para ilustrar com outro exemplo de diplomacia cifrada: em 28 de junho de 2009, militares hondurenhos sequestraram o presidente do país, Mel Zelaya, e colocaram-no num avião para fora do país. Em resposta, o comunicado da Casa Branca não condenou este golpe, mas preferivelmente invocou "todos os atores políticos e sociais em Honduras" a respeitar a democracia.
O sinal cifrado funcionou perfeitamente; mais importante, os líderes do golpe e seus apoiadores em Honduras, assim como cada diplomata em Washington, sabiam exatamente o que isso significava, assim como os comunicados condenando o golpe e exigindo a restauração do governo democrático que se espalharam ao redor do globo. Todo o mundo sabia que aquilo era, em código diplomático, um claro comunicado de apoio ao golpe. Os eventos que seguiram ao longo dos seis meses seguintes, com Washington fazendo tudo o que pudesse para ajudar a consolidar e legitimar o governo golpista, foram muito previsíveis a partir desta declaração inicial. Hillary Clinton, posteriormente, admitiria em seu livro "Hard Choices", de 2014, que trabalhou com sucesso a fim de prevenir o retorno do presidente democraticamente eleito.
Tom Shannon tem uma reputação de parceiro amigável entre os diplomatas latino-americanos, um oficial de carreira experiente no serviço diplomático que está disposto a sentar e conversar com governos em desacordo com a política dos EUA para a região. Mas ele também tem muita experiência com golpes.
Alguns dos e-mails vazados de Hillary Clinton lançam luz adicional sobre o papel dele no auxílio da consolidação do golpe hondurenho. Ele foi, também, um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado durante o golpe na Venezuela, em abril de 2002, sobre o qual existem evidências documentais substanciais do envolvimento dos Estados Unidos. E quando o golpe parlamentar no Paraguai aconteceu em 2012 – algo similar ao que está acontecendo no Brasil, mas com um processo que impediu e removeu o presidente em apenas 24 horas – Washington também contribuiu com a legitimação do governo golpista na sequência. (Em contraste, governos sul-americanos suspenderam o governo golpista via Mercosul, o bloco comercial regional, e UNASUR – a União das Nações Sul-Americanas.) Shannon era embaixador no Brasil à época, mas ainda era uma das autoridades mais influentes na política hemisférica.
O Departamento de Estado dos EUA respondeu às questões sobre as reuniões de Nunes dizendo: "Este encontro foi planejado por meses e foi organizado a pedido da embaixada brasileira". Isto, porém, é irrelevante. Significa, apenas, que a equipe da embaixada brasileira estava, como questão de protocolo diplomático, envolvida na realização das reuniões. Não implica em consentimento da administração de Dilma Rousseff, tampouco altera a mensagem política que o encontro com Shannon envia à oposição do Brasil.
Tudo isso é, claro, consistente com a estratégia de Washington em resposta a governos de esquerda que lideraram a maior parte da região no século 21. Raramente se perdeu uma oportunidade de quebrar ou de se livrar de qualquer um deles, e o desejo de substituir o governo do Partido dos Trabalhadores no Brasil – por um governo mais complacente, de direita – é bastante óbvio.
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/234923/Especialista-americano-denuncia-apoio-dos-EUA-ao-golpe.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário