Páginas

sábado, 14 de abril de 2018

48ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CBH-Acaraú


Cruz. Nesta quinta-feira, 12 de abril, aconteceu a 48ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú-CE, na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, com a seguinte pauta:

a) Fórum Mundial da Água - João Marcelo;

b) Balanço Financeiro da COGERH - Cibele Holanda;

c) Situação Hídrica dos açudes - Patrícia;

d) Reforma do Regimento do Comitê – Márcia;

e) Informações sobre o Pro-comitê, Aprovação da Ata da 47ª Reunião do CBH-Acaraú, Revitalização das Nascentes do Rio Acaraú etc.

O Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, João Marcelo fez uma exposição dos temas debatidos no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, de 18 a 23 de março, e relatou sobre experiências exitosas com relação a necessidade de economia de água e, principalmente, sobre a situação mundial relatada pelos 170 países participantes do evento, que pela primeira vez aconteceu a América Latina, com a temática central “Compartilhando Água”. A ordem mundial é o uso sustentável e racional da água. Para isto, muitas propostas foram apresentadas pelos participantes do Fórum.

Paralelo ao evento, aconteceu o Fórum Alternativo da Água coordenado pelos movimentos sociais que contou com 7.000 participantes.

Patrícia, da COGERH-Sobral, apresentou a situação dos 15 reservatórios da Bacia do Acaraú que são monitorados pela COGERH que já receberam um bom aporte de água, sendo que os açudes Acaraú-Mirim e São Vicente já estão sangrando.

Cibele Holanda, da COGERH-Fortaleza, apresentou o demonstrativo do balanço financeiro da COGERH, com resultados positivos para o ano de 2017. Explicou a origem dos recursos e como tinham sido aplicados.

Foi criada uma Comissão de cinco membros para atualização do Regimento do Comitê de Bacia.

Márcia apresentou as normais legais para a renovação do regimento dos Comitês de Bacia

Participaram da Assembleia representante do DIBAU, Poder Público, COGERH, CAGECE, Sociedade Civil, Federação de Associações de Cruz, Secretários Municipais, alunos e professores de Ascola Marta Giffoni, Agropolo, etc.

As próximas reuniões acontecerão dias 25, no CVT de Acaraú para a realização do Seminário sobre a renovação do Comitê de Bacia do Coreaú, dia 26, reunião do Comitê de Bacia do Coreaú em Jijoca de Jericoacoara e dia 13 de junho, Congresso de Renovação do Comitê de Bacia do Coreaú em Sobral.

Dr. Lima

Membro do CBH-Acaraú

Radialista/Presidente da FAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário